Lançamento Intrínseca | Respire: A nova ciência de uma arte perdida

Partindo de estudos científicos e de pesquisa de campo, jornalista americano mostra como respirar corretamente traz benefícios para o corpo e a mente: Desde a Antiguidade, a respiração é reconhecida como a base de nossa saúde e bem-estar. Segundo cálculos médios, inspiramos e expiramos cerca de 670 milhões de vezes durante toda a nossa vida. Apesar disso, a espécie humana parece ter desaprendido a inalar e expelir o ar corretamente, e os maus hábitos nos trouxeram graves problemas. Em Respire: A nova ciência de uma arte perdida, que a Intrínseca lança em março no Brasil, o jornalista James Nestor investiga os benefícios de uma respiração consciente, que nos permite acessar nosso sistema nervoso, controlar nossa resposta imune e, por fim, restaurar nossa saúde.

O autor afirma que 90% das pessoas respiram incorretamente − isto é, pela boca em vez de pelo nariz. Essa diferença pode parecer trivial, mas, ao contrário da boca, o nariz limpa, aquece e umedece o ar antes de ele entrar no corpo. Com isso em mente, Nestor entrevistou homens e mulheres que estudam a ciência esquecida de antigas práticas de respiração e testou crenças há muito enraizadas sobre como respiramos. O que ele descobriu foi que basta um pequeno ajuste na forma de inspirar e expirar para melhorar o desempenho de um atleta, rejuvenescer nossos órgãos, deter o ronco, a asma e doenças autoimunes e até endireitar colunas com escoliose.

Em sua pesquisa de campo, o autor visitou escavações de antigas catacumbas em Paris, corais em New Jersey e até ruas poluídas de São Paulo. Na Grécia, conversou com dezenas de especialistas em mergulho livre, a antiga prática de permanecer centenas de metros abaixo da superfície da água com um único fôlego, por doze minutos. Como treinar o corpo e aumentar a capacidade pulmonar, de modo a tornar possível tamanha proeza?

Valendo-se de textos médicos milenares e dos estudos científicos mais recentes nas áreas de pneumologia, psicologia, bioquímica e fisiologia humana, James Nestor rompe com o senso comum em torno da nossa função biológica mais básica.

RESPIRE, de James NestorTradução: Petê Rissatti
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
R$ 44,90
E-book: R$ 29,90
Jackson Souza

Jackson Souza

Entende quase tudo sobre séries e filmes. Cresceu praticamente dentro de um cinema, gastando toda a sua mesada na sétima arte. Rockeiro de batismo, mantém uma guitarra empoeirada e cheia de histórias na parede do quarto. E, além de um viciado gamer, é um cara com um humor muito peculiar, que só alguém de exatas poderia nos proporcionar.