Jonah Hex: (Das HQs, Animação, Serie e Filme). - NoSet
Livros & HQs

Jonah Hex: (Das HQs, Animação, Serie e Filme).

Salve Nosetmaníacos:

j3

Jonah Hex (DC Comics):
Jonah Hex é um personagem das HQ´s de gênero Western. Criado por John Albano e Tony DeZuniga, seus direitos pertencem a DC Comics. Apareceu pela primeira vez em All-Star Western número 10 (1972). Nascido como Jonah Woodson Hex, Hex é um pistoleiro caçador de recompensas, do tipo anti-herói, sua face direita é assustadoramente deformada, o que o leva a se isolar do convívio das pessoas.

j10

Usa um uniforme dos soldados confederados derrotados na Guerra Civil Americana, o que o torna ainda uma figura desagradável aos vencedores da guerra, seus conterrâneos nortistas. Hex possui uma postura cínica, similar ao Pistoleiro sem nome, e sua roupa confederada lembra Josey Wales, ambos conhecidos personagens de filmes de Western interpretados por Clint Eastwood nos anos 60/70. O cowboy Wales, que surgiu no cinema em 1976, também lembra Hex por ter uma cicatriz no rosto, em decorrência de um golpe de uma espada dado por um vilão anti-sulista. Na verdade Hex também aparentemente influenciou muito um certo mago inglês conhecido como John Constantine, principalmente no estilo de suas histórias onde tudo pode dar errado e os amigos morrerem no final, além de sua pose arrogante.

j4

Jonah é filho de uma prostituta, luta contra o alcoolismo e viajou por toda a América (inclusive Latina) e chegou até a China. Foi casado e teve um filho. Foi desfigurado por um chefe Apache, que usou uma machadinha em brasa para fazer em seu rosto “A marca do demônio”. Isso foi uma punição por Jonah ter quebrado a Lei Apache e usado uma arma diferente da permitida em uma luta (ele esfaqueou seu oponente, quando a lei da tribo só permitia o uso da machadinha). Segundo o chefe que o condenara a tal deformidade, isso foi feito apenas em um lado de seu rosto para mostrar a todos que o encontrassem que ele era uma pessoa dúbia, metade boa e metade perversa. Mesmo conceito do Duas Caras da DC, inimigo do Batman. As histórias originais eram sempre iniciadas por uma apresentação criada por John Albano: “Ele foi herói para uns, vilão para outros e por onde passava, as pessoas pronunciavam seu nome em murmúrios.

j1

Não tinha amigos, esse tal Jonah Hex, mas possuía duas companhias constantes: Uma, era a própria Morte e a outra, o cheiro acre da fumaça das balas dos revólveres.” Como vilões Hex enfrenta principalmente Quentin Turnbull. É o pai do melhor amigo de Hex, Jeb Turnbull. Quentin culpa o pistoleiro pela morte do filho na Guerra Civil. Ele é um ator que se denomina Camaleão, e usa seus disfarces para tentar se vingar de Hex. Outro inimigo é El Papagayo, um bandido mexicano. Na primeira história, Hex, enganado pelo Camaleão, se infiltrou no bando do mexicano para prendê-lo. Depois disso os dois voltariam a se defrontar várias vezes.

j6

Reformulação Pós-Crise Nas Infinitas Terras:
Hex é enviado para um futuro pós-apocalíptico onde violentas gangues de motoqueiros se movem por desertos. Essa visão distópica foi inspirada série cinematográfica Mad Max. Em sua primeira aventura, o pistoleiro toma o traje do líder de uma das gangues para se proteger de chuva ácida, algo frequente nessa época, deixando o antigo dono para morrer. Hex passa usar essa roupa (preta, com detalhes brancos e um capuz) e a “cavalgar” uma motocicleta. Esta nova série, chamada apenas de Hex, teve 18 números. Nunca foi mostrado como Jonah volta para o passado, mas na última edição publicada a máquina do tempo que o trouxe foi destruída. Apenas parte da série foi publicada no Brasil.

j1

Jonah Hex: O Caçador de Recompensas (2010):
Direção Jimmy Hayward, roteiro Neveldine e Taylor, elenco Josh Brolin, John Malkovich e Megan Fox. Jonah Hex é um filme americano do gênero HQs, faroeste e Terror.

j8

Sinopse:
Jonah Hex é um solitário caçador de recompensas do Velho Oeste, temido pela sua habilidade com as armas de fogo e assustador pelo seu rosto com a face direita desfigurada. Ele também tem dons sobrenaturais como conversar com cadáveres e ser ajudado por animais sinistros tais como corvos.

Crítica:
O que fazer quando você tem uma bomba na mão e não sabe desmontá-la? É obvio o resultado final. O mesmo exemplo serve para o personagem adaptado para o filme Jonah Hex. Hex é um personagem versátil, violento e que já passou por várias fases distintas em sua longa jornada pelas hq´s. Talvez o maior problema do filme seja a falta de conhecimento dessas fases e o excesso de informação que foi impresso em um roteiro simplório, tentando dar mais qualidade ao personagem, mas caindo tragicamente na bobagem e besteirol sem profundidade, com uma história pífia que não define qual é o estilo do filme, um western, terror ou comédia, e tudo isso termina muito mal.

j5

O fraquíssimo diretor Jimmy Hayward, que nunca produziu nada de importante, aqui não foge a regra, mas o que mais me impressiona é o elenco, extremamente caro e talentoso para o resultado final sem nenhum compormisso de atuação. Olha isso, qual diretor não gostaria de ter pelo menos um desses em seu filme, Michael Fassbender (X Men e Prometheus), Josh Brolin (MIB, Sin City e Vingadores), John Malkovich (Ligações Perigosas e Red), Megan Fox (Transformers), Wes Bentley (Jogos Vorazes, Beleza Americana e American Horror Story) e Lance Riddick (Fringe). Com um orçamento de US$ 47 milhões, provavelmente mais da metade só para pagar o cachê desta rapaziada, o filme arrecadou apenas US$ 10 milhões de bilheteria em todo mundo, péssimo mesmo até para uma adaptação de HQ.

j11

DC Legendes of Tomorrow (2016):

No elenco de Legends of Tomorrow! A CW escalou Johnathon Schaech (Quarentena) para Jonah Hex. Agora é tocer, e muito, para que Schaesch pelo menos pareça mais assustador que nas telonas o Josh Brolin (Jonah Hex – O Caçador de Recompensas). Schaech vai aparecer no décimo primeiro episódio, no Velho Oeste.

j7

Curiosidades:
O filme foi um fracasso tanto de bilheteria quanto de recepção, sendo criticado pela falta de história e elementos sem sentidos. Recebeu indicações da Framboesa de Ouro para Megan Fox como Pior Atriz, e para ela e Josh Brolin como Pior Dupla. Para quem não sabe, Jonah Hex pode ser um possível antepassado de Bruce Wayne e o mesmo fez uma aparição na série animada do homem-morcego, bastante envelhecido no início do século XX enfrentando Ra’s Al Ghul . Hex

j9

foi assassinado por George Barrow e vingado pelo seu amigo, o xerife Hank Crawford, como visto em DC Special Series número 16 (Setembro, 1978). Devido as suas viagens no tempo, Hex tinha o conhecimento sobre o seu destino bem como a tecnologia do futuro, o que não o impediria de ter colocado uma copia em seu lugar em seus momentos finais. O destino de seu filho também e incerto, após brigar com o pai, pode ter se mudado para o Leste, constituído família e alterado o seu nome, daí seu possível parentesco com os Wayne.

j12

 

Att.
Marcelo The Moura

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo