Doctor Fate: O Senhor Destino e Mago Supremo da DC Comics

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e agora, segundo fontes confiáveis do cinema, o elmo de Nabu tem um novo portador para o filme do Adão Negro (2022), o nosso querido 007 Pierce Brosnan. Hoje falaremos a história dos portadores do elmo, que assim como o Doutor Estranho da Marvel, tem que defender o universo mágico da DC Comics.

Um esclarecimento antes de começarmos, por uma questão de tradução nacional (Brasil), Doctor Fate (Senhor Destino) da DC Comics tem um nome bem semelhante a um inimigo do Quarteto Fantástico da Marvel Comics, Doctor Doom (Doutor Destino), mas não são os mesmos personagens, apesar de terem a magia como semelhança.

Doctor Fate, ou no Brasil Senhor Destino, é o nome de vários super-heróis que aparecem nas HQs americanas publicadas pela DC Comics. O personagem já apareceu em várias encarnações, sendo o nome de vários indivíduos diferentes no Universo DC, que são uma sucessão de feiticeiros. A versão original do personagem foi criada pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Howard Sherman, e apareceu pela primeira vez em More Fun Comics # 55 (maio de 1940). Uma das primeiras aparições do personagem em Live Action foi pelas mãos do ator Brent Stait, que interpretou a versão de Kent Nelson do personagem na série de televisão Smallville.

Senhor Destino – Suas mudanças durante seus 80 anos de vida: More Fun Comics # 55 (maio de 1940) apresentou o primeiro Senhor Destino em sua própria tira de seis páginas autointitulada. O personagem foi criado pelo escritor Gardner Fox e pelo artista Howard Sherman, que produziram os primeiros três anos de histórias mensais do Senhor Destino. Depois de um ano sem antecedentes, seu alter ego e origens foram mostrados em More Fun Comics # 67 (maio de 1941). A encarnação de Kent Nelson apareceu em várias histórias de sua autoria ou nas HQs da Sociedade da Justiça da América e da Liga da Justiça.

A DC eventualmente substituiu o Doutor Destino existente por um novo personagem, Jared Stevens. Stevens foi apresentado em uma série homônima chamada Fate, lançada após Zero Hour em 1994, que foi cancelada após 23 edições em setembro de 1996. O personagem então estrelou em The Book of Fate, que foi publicado em fevereiro de 1997 a janeiro de 1998 por doze edições como parte do selo ” Weirdoverse ” da DC.

No início de 2007, a DC publicou uma nova HQ do Senhor Destino estrelando o sobrinho-neto de Kent Nelson, escrita por Steve Gerber e ilustrada por Paul Gulacy. Devido à morte de Steve Gerber, a sétima edição foi escrita por Adam Beechen usando as notas de Gerber. A edição final foi escrita por Beechen, Gail Simone, Mark Waid e Mark Evanier, que escreveram cada um, um final diferente para a história.

Após os eventos da minissérie Flashpoint em 2011, a continuidade da DC foi reiniciada. Como parte da iniciativa The New 52, um novo Senhor Destino chamado Khalid Ben-Hassin foi criado pelo escritor James Robinson e pelo artista Brett Booth. O personagem foi destaque na série contínua Earth 2 de # 9 (fevereiro de 2013) em diante.

Após a conclusão da série limitada Convergence em junho de 2015, a DC lançou uma nova série contínua Senhor Destino, escrita por Paul Levitz e desenhada por Sonny Liew. O título se concentrava no mais novo Senhor Destino, um estudante de medicina egípcio-americano chamado Khalid Nassour. A série teve 18 edições de junho de 2015 a novembro de 2016.

Os Principais Senhores Destino: Kent Nelson: O Senhor Destino original foi Kent Nelson, que descobriu a tumba do mago Nabu e foi treinado por ele nos caminhos da feitiçaria para combater o crime e as forças do mal. Ele foi um membro fundador da Sociedade da Justiça da América.

Eric e Linda Strauss: Após a morte de Kent, Nabu escolhe Eric Strauss e sua madrasta Linda para serem os próximos Senhor Destino, com Eric e Linda tendo que se fundir em um só ser para se tornarem Fate. Nabu passa a possuir o cadáver de Kent para aconselhá-los pessoalmente. Os três logo se juntam a um demônio amigo chamado Petey e o advogado Jack C. Small. Eric é morto em Apokolips durante uma batalha com Desaad, forçando Linda a se tornar Senhor Destino por conta própria. Linda é morta logo depois pelos Senhores do Caos. As almas de Eric e Linda são reencarnadas nos corpos de Eugene e Wendy DiBellia enquanto Nabu reencarna no filho não nascido de Eugene e Wendy.

Inza Cramer Nelson: Kent e Inza, cujas almas habitam um mundo de fantasia dentro do amuleto, são ressuscitados em corpos mais jovens, mas apenas Inza pode se tornar o Senhor Destino. Como Senhor Destino, Inza se torna mais proativa e imprudente no uso de seus poderes, o que leva à sua separação temporária de Kent. Os Nelsons descobrem que T’Giian, um Senhor do Caos , possui o capacete. Isso fornece a Inza magia derivada do Caos em vez da Ordem, razão pela qual Kent e Inza não podem se fundir para se tornar o Doutor Destino. Kent se reúne com Inza e a ajuda a derrotar T’Giian. Inza então descobre que seus novos poderes vêm do povo da Terra, ao invés da magia da Ordem e do Caos. Os Nelsons começam a se fundir como o Doutor Destino masculino novamente, mas os dois podem se tornar Doutor Destino separados, se necessário. Ao operar como Senhor Destinos separado, Inza usa o capacete e o traje original de Kent, enquanto Kent usa a metade do capacete e o traje que usou no final dos anos 1940. Algum tempo depois, os Nelsons e o JSA enfrentam o super vilão Extant durante a tentativa de Parallax de mudar a história do universo. Extant usa seus poderes de manipulação de tempo para envelhecer Kent e Inza rapidamente para suas idades físicas adequadas. Extant também espalha o capacete, o amuleto e a capa. Os Nelsons envelhecidos e sem poderes então se aposentam.

Jared Stevens: Depois de se aposentar, os Nelsons contrataram o contrabandista Jared Stevens para recuperar o capacete, amuleto e capa de uma tumba egípcia. Quando os Nelsons tentam coletar os artefatos, eles são assassinados por dois demônios. Durante a batalha, Jared tenta usar o amuleto como uma arma, que então explode e o imbui com várias habilidades mágicas e uma cicatriz em forma de ankh vermelha sobre seu olho direito. Os ferimentos de Jared o forçam a usar a capa como um envoltório para seu braço direito e derreter o capacete em um conjunto de dardos em forma de ankh e uma adaga para usar como armas. Depois de derrotar os demônios, Jared é contatado por Nabu, que tenta fazer de Jared o novo Senhor Destino. Jared se recusa e foge, tornando-se um caçador de demônios usando o pseudônimo “Fate”.  Durante suas batalhas, ele se junta a uma equipe de fugitivos com energia sobrenatural Scare Tactics, Etrigan o Demônio e outras forças para combater ameaças do reino de Gemworld. Jared é mais tarde assassinado por Mordru, que tenta matar todos os agentes do Caos e da Ordem e reivindicar os artefatos de Fate para si mesmo. O equipamento de Jared retorna às suas formas originais e retorna à Torre do Destino após sua morte. Durante o enredo Dark Nights: Death Metal, Jared está entre os super-heróis que foram revividos por Batman usando um anel do Lanterna Negro.

Hector Hall: Após o assassinato de Jared, o manto do Doutor Destino, junto com um capacete, amuleto e capa restaurados, é passado para um Hector Hall reencarnado. A Sociedade da Justiça é reformada para proteger o recém-renascido Hector, que está sendo procurado por Mordru para que ele possa usar o corpo do menino para desbloquear o potencial mágico dos artefatos do Doutor Fate para seu próprio benefício. O novo corpo de Hector é o filho biológico de Hawk e Dove, que são agentes do Caos e da Ordem, respectivamente, o que faz de Hector um agente de equilíbrio em vez de um lado ou outro. Quando o Espectro parte em uma missão para extinguir a magia, ele bane Heitor e sua esposa para uma paisagem de montanha nevada por toda a eternidade, da qual eles só podem “escapar” entrando no reino dos Sonhos, embora isso essencialmente mate seus corpos e signifique que eles nunca pode voltar para a Terra.

Kent V. Nelson: Doutor Kent V. Nelson, sobrinho-neto de Kent Nelson, torna-se o novo Doutor Destino em Countdown to Mystery # 1 (novembro de 2007).

Khalid Ben-Hassin: Em 2011, a DC Comics reiniciou o universo DC através de ” The New 52 “. Na Terra 2, Khalid Ben-Hassin é neto de Kent Nelson. Ele e Kendra Saunders-Munoz são contratados pelo Exército mundo para encontrar o túmulo de Nabu. Quando o fizeram, Khalid ganhou o Capacete do Destino enquanto Kendra criou asas de pássaro. Quando ele não está usando o Capacete do Destino, Khalid age como um louco na frente de todos, afirmando que Nabu ainda pode falar com ele dessa maneira.

Khalid Nassour: Em junho de 2015, uma nova série Senhor Destino foi lançada, estrelando a encarnação Earth-0 do personagem, um estudante de medicina egípcio-americano chamado Khalid Nassour. Khalid recebe o capacete de uma estátua de Bastet que revelou ser seu gato. Mais tarde é revelado que a mãe de Khalid é sobrinha de Kent Nelson, tornando-se sobrinho-neto de Khalid Kent. Em Justice League Dark (Liga da Justiça Sombria) é revelado que Khalid foi preso por Nabu (que assumiu como Senhor Destino) dentro de um vaso mágico. Quando o vaso é acidentalmente quebrado quando a Liga da Justiça Sombria chega à Torre do Destino, Khalid é temporariamente libertado e tenta avisá-los de que Nabu está ajudando a libertar os Outros, mas está preso de volta no vaso. Após os eventos da Hora das Bruxas, o vaso contendo Khalid é levado para a sede do JLD, onde o Homem-Morcego usa magia para libertar Khalid dele e aprende sobre os planos de Nabu e dos Senhores da Ordem envolvendo a Outra Humanidade.

Poderes e habilidades do Senhor Destino: O Senhor Destino possui vários poderes devido ao treinamento de Nabu,  como lançamento de feitiços , voo, força sobre-humana, invulnerabilidade, telecinesia, telepatia, pirocinesia e manipulação de raios, teletransporte, cura, campos de força, manipulação de gelo, imaterialidade e a capacidade de viajar entre Terras paralelas.

No entanto, o destino é incapaz de neutralizar os feitiços que já foram lançados e estão em vigor, mas é capaz de cancelar os feitiços elementais lançados por magos mais fracos. O destino também é fraco para ataques de gás e falta de oxigênio e também pode ser dominado e deixado inconsciente. A magia do destino se manifesta na forma de hieróglifos egípcios, como um ankh. Os poderes do destino foram descritos como “a verdadeira conversão de energia em matéria e matéria em energia”.

Inimigos do Senhor Destino: Anti-Fate – Um psiquiatra do Asilo Arkham que foi possuído por Typhon dos Senhores do Caos. Anubis – O Deus da Morte que cegou Khalid Nassour. Black Alice – Uma mulher que pode emprestar magia temporariamente de qualquer pessoa. Blaze – Um demônio e filha de Shazam que uma vez lutou contra Jared Stevens. Relógio – Um lorde do crime de cabeça redonda com um bigode em forma de ponteiros de relógio. Maldição – Um antigo mal que foi preso em um capacete por Nabu que destruiu seu corpo físico e possui quem veste o capacete. Demônios Três – Três irmãos demônios. Homem Cinzento – Um agente dos Senhores do Caos. Ian Karkull – Um cientista que ganhou o poder da feitiçaria e uma forma de sombra. Joachim Hesse – Um ocultista. Khalis – A múmia de um antigo sacerdote que foi mumificado e enterrado vivo por Nabu. Kingdom – Uma entidade demoníaca que controlava o Dreadlands. Kulak – Um sacerdote de Brztal que já lutou contra Spectre.

Mister Who – Um gênio do crime aleijado com um olho ativo que criou a Solução Z, que concede a ele as habilidades de mudança de forma, mudança de tamanho, invisibilidade, regeneração de membros, transformação em fase e uma natureza anfíbia. Mais tarde, ele apareceu como um membro da Monster Society of Evil e um membro da Secret Society of Super Villains de Alexander Luthor Jr. Mordru – Um poderoso mago. Negal – O governante do reino do submundo de Charn. Polvo – Um criminoso que estabelece um “carnaval do crime” para atrair pessoas ricas ao seu carnaval aparentemente inofensivo. Psycho-Pirate – Um vampiro psíquico que controla as coisas com sua Máscara Medusa. Wotan – um feiticeiro. Ymp – Um diabinho que trabalha para Negal.

Outras versões do Multiverso DC Comics: Doutor Caos (Terra-1): No universo da Terra-1, o professor Lewis Lang e seu assistente Burt Belker descobrem um capacete no Vale de Ur, na Mesopotâmia, que é idêntico ao capacete da Terra-2, exceto por sua cor azul. Este capacete contém um Lord of Chaos que possui Burt e o transforma no feiticeiro Doctor Chaos, cujo traje é idêntico ao do Senhor Destino, exceto por um esquema de cores invertido. Superboy confronta Doutor Chaos e remove o capacete de Burt, jogando-o no espaço.

Livros de Magia: Enquanto Timothy Hunter está sendo guiado através do mundo da magia pelo Phantom Stranger (Vingador Fantasma), os dois observam Kent, embora ele não perceba sua presença. Algum tempo depois, o Mister Io mostra a Hunter uma versão futura do capacete que se assemelha a um crânio humano e mata qualquer um de seus adoradores que o usem. O capacete desistiu da própria vida e da guerra entre a Ordem e o Caos. Mister E revelou que, no passado, ele tentou matar o Senhor Destino e destruir o capacete, mas foi impedido pela Liga da Justiça.

Terra-22 (Kingdom Come): O universo Kingdom Come apresenta uma versão de Nabu que é capaz de canalizar sua consciência através do capacete e da capa sem a necessidade de um corpo hospedeiro. Esta versão do destino está do lado do grupo de Batman e está entre os sobreviventes no final da batalha final.

Doutor Estranho: Doctor Strangefate é um feiticeiro do universo Amalgam Comics da DC Comics e Marvel Comics. Strangefate é um amálgama de Senhor Destino e o Doutor Estranho, com o alter Charles Xavier.

Versões Live Actions e Animações: A encarnação de Kent Nelson e sua esposa Inza Nelson aparecem no episódio de duas partes de Smallville ” Absolute Justice “, interpretado por Brent Stait e Erica Carroll respectivamente. O Capacete de Nabu reapareceu no episódio “Lazarus” da 10ª temporada, onde Chloe Sullivan o usa para localizar o Arqueiro Verde. O capacete do Senhor Destino fez uma breve aparição no episódio “Non Est Asylum” de Constantine como um dos vários artefatos armazenados na casa de Jasper Winter. A encarnação do Senhor Destino e Kent Nelson aparecem na primeira temporada da série da The CW Stargirl.

A próxima encarnação em Live Action de Kent Nelson como Senhor Destino será no próximo filme de ação DC Extended Universe, Black Adam (Adão Negro), interpretado por Pierce Brosnan. Adão Negro já está confirmado com Dwayne Johnson no papel principal.

Kent Nelson como Senhor Destino aparece em uma série ambientada no universo animado da DC, inicialmente dublado por George DelHoyo antes de Oded Fehr assumir. Kent Nelson também aparece em Batman: The Brave and the Bold e na série animada Young Justice, com a primeira dublada por Edward Asner e Nabu por Kevin Michael Richardson. Depois que Nelson morre, Kid Flash e Aqualad assumem temporariamente o Capacete do Destino até que o espírito de Nelson convença Nabu a libertá-los. Após Zatanna usar o capacete no episódio “Misplaced”, no entanto, Nabu se recusa a libertá-la até que seu pai Zatara se ofereça para tomar seu lugar, tornando-se o novo hospedeiro de Nabu no processo.

Senhor Destino aparece nos episódios 22 e 46 de Mad, dublado por Kevin Shinick. Senhor Destino aparece em uma série de curtas animados como parte do bloco DC Nation no Cartoon Network. A encarnação de Kent Nelson aparece no episódio “Trick or Threat” da Justice League Action, dublado por Erica Luttrell.

Kent Nelson aparece nos créditos de abertura da animação Justice League: The New Frontier. Uma versão maligna do universo alternativo do Senhor Destino faz uma aparição especial no filme de animação Justice League: Crisis on Two Earths. Eles são descritos como membros menores do Sindicato do Crime. O Senhor Destino aparece na animação Lego DC Comics Super Heroes: The Flash, dublado por Kevin Michael Richardson. O capacete do Doutor Fate aparece na animação da Justice League Dark. Uma outra aparição é na animação Suicide Squad: Hell to Pay, dublado por Greg Grunberg.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Marcelo Moura

Marcelo Moura

http://www.noset.com.br

Moura gosta de Cinema, Tv, Livros, Games, Shows e HQ´s, do moderno ao Cult. Se diverte com o Trash, Clássico e Capitalista. e um pouco de tudo isso você vai encontrar aqui. Muitos dizem que quem escreve é a sua esposa ou mesmo seus três filhos. É ler para crer....