Black Adam – Das HQs da Fawcett & DC Comics para o Cinema com Dwayne Johnson . - NoSet
Livros & HQs

Black Adam – Das HQs da Fawcett & DC Comics para o Cinema com Dwayne Johnson .

Salve Nosetmaníacso, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos fazer um resumão do próximo anti herói de The Rock Johnson a chegar nos cinemas. Após o Shazam, é a vez do vilão de primeira linha da DC Comics, o Adão Negro nos cinemas.

Adão Negro: Da Fawcett Comics a DC Comics nas HQs

Não é novidade heróis passarem de uma editora a outra ou mudarem de nome, por vários motivos como por reclamações jurídicas de direitos autorais, Adão Negro é um desses casos de aquisição pela guerra das grandes empresas contra as pequenas. Vindo no pacote com Shazam, Black Adam ou Adão Negro é um personagem atualmente pertencente à editora americana DC Comics,mas  foi originalmente criado como parte da Fawcett Comics. É um super-vilão, basicamente, a versão maligna do Capitão Marvel/Shazam, do qual figura como principal arquinimigo, enfrenta o de igual para igual.  A Fawcett Comics perdeu os direitos do personagem, após anos de luta na justiça, para a Dc Comics, que via semelhanças entre o Capitão Marvel e o Superman. Como coisas do destino, o Capitão Marvel foi obrigado a mudar seu nome para Shazam, já na Dc Comics, pois já existia um Capitão e Capitã Marvel, na Marvel Comics. Então Adão e a família Marvel vieram neste pacote.

Criado pelo roteirista Otto Binder e pelo desenhista C. C. Beck em 1945, Adão foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam ainda na época do Antigo Egito, quando ainda era Teth-Adam, filho do faraó Ramessés II, com os quais deveria combater o mal e preservar a paz, assumindo a identidade de Adão Negro. Entretanto, Teth se deixou seduzir pelo poder, sendo, como castigo, exilado pelo Mago Shazam em outra dimensão.

Muito parecido com o filme na criação do personagem Shazam e Billy Batson, só no Século XX d.C., quando o próprio Mago Shazam viu o caos que se instalara no mundo, se decidindo a oferecer seus poderes ao jovem Billy Batson, para representar, assim como fora com Teth milênios antes, o defensor da paz e da justiça. Adão Negro conseguiu se libertar, voltando-se definitivamente contra o Mago Shazam e seu recente “pupilo”, o Capitão Marvel, tornando-se, de longe, o principal inimigo do personagem, e da Família Marvel como um todo, com o objetivo de saciar sua sede de vingança. Adão Negro se provou um poderosíssimo inimigo, competindo de igual para igual não apenas com o Capitão Marvel, mas também com outros grandes nomes da DC Comics, incluindo Superman (este perde a luta por ter em uma das suas maiores fraquezas a magia) e Mulher-Maravilha (que tem poderes semelhantes vindo dos deuses gregos ao Shazam). Os incríveis poderes à disposição de Adão Negro são vastos, além de poder manipular magia, algo que, diretamente, o Capitão Marvel não pode fazer algo, semelhante ao Flash e ao Flash Reverso, adquire seus poderes de forma sombria, Além de usá-lo sem restrições morais e a vasta experiência do uso. Com exceção disso, os poderes do personagem são basicamente os mesmos do Capitão, com a diferença que, diferentemente do super-herói, que “canaliza” seus super-poderes de deuses gregos, Adão Negro retira seus super-poderes de divindades egípcias. São elas: Shu (resistência, vigor); Hórus (velocidade, capacidade de voo); Amon (super-força); Zehuti (sabedoria); Aton (poder) e Mehen (coragem); Assim como o Capitão Marvel, Adão precisa pronunciar a palavra mágica “SHAZAM” para canalizar seus super-poderes.  Adão Negro teve sua primeira aparição na revista The Marvel Family número 1, publicada nos EUA em dezembro de 1945. Foi classificado como o décimo sexto maior vilão da história das HQs, no livro Greatest Comic Book Villain of All Time.

Origem pela editora Fawcett Comics e na DC Comics Pré  Crise das Infinitas Terras:

Na Fwcett Comics Adão Negro era originalmente Thet-Adam no antigo Egito, e tornou-se o Poderoso Adão, o primeiro campeão do Mago Shazam. Depois, Thet-Adam enlouqueceu e queria abusar de seu poder. Como punição o mago Shazam o baniu para uma estrela distante. 5000 anos depois, ele retornou voando a velocidade da luz em 1945 a Terra (sem ter envelhecido), onde confrontou o segundo campeão do Mago Shazam, Capitão Marvel, e a Família Marvel. A princípio, nenhum dos lados obtinha uma verdadeira vitória, já que Adão Negro e a Família Marvel eram invulneráveis aos golpes uns dos outros. Ironicamente, Tio Marvel, o único membro sem poderes da Família Marvel logrou Adão Negro a dizer a palavra Shazam, o que reverteu-o a Teth Adam, e todos os anos de envelhecimento suprimidos por seu poder vieram à tona: Adam tornou-se um esqueleto ressequido (Marvel Family  número 1). Nos anos 70, Capitão Marvel retornou a ser publicado após um hiato de 20 anos, já na DC Comics. Em Shazam! número 28, Adão Negro é ressuscitado por Dr. Silvana com um de seus inventos. Uma vez ressuscitado, Adão quebrou a máquina, pois segundo Dr. Silvana só ela poderia matá-lo novamente. Em vez de ajudar Silvana a dominar o mundo, ele tentou ele mesmo dominar o mundo, sofrendo derrota pelas mãos da Família Marvel várias vezes. Esta versão de Adão Negro foi vista pela última vez em Crise nas Infinitas Terras, onde o membro dos Novos Titãs, Quartzo, o transformou em cristal.

Origem pós-Crise nas Infinitas Terras, Shazam: the New Beggining e Pós Zero-Hora, Power of Shazam Graphic Novel:

A origem não mudou muito. Em vez de uma estrela distante, Shazam baniu Adão Negro para outra dimensão. Mas em 1987 Dr. Silvana o libertou de outra dimensão com um de seus inventos. Uma vez de volta a nossa dimensão, Adão quebrou a máquina, para que ninguém pudesse bani-lo novamente. Ele teria matado Silvana também, se o cientista não tivesse sugerido ser seu guia no mundo moderno. Após Zero Hora, é revelado que Adão Negro era originalmente Thet-Adam no antigo Egito, e tornou-se o Poderoso Adão, o primeiro campeão do Mago Shazam, que serviu ao príncipe Khufu no antigo Egito (Khufu sendo a encarnação original do Gavião Negro). Depois, Thet-Adam enlouqueceu e queria abusar de seu poder. Como punição o mago Shazam pôs sua essência de poder num escaravelho feito de jóias. Isto fez com que Adam retomasse sua idade real de centenas de anos, o que o matou instantaneamente. Neste momento é que o mago Shazam pela primeira vez se refere a Adam como seu Adão Negro. No tempo presente, reencarnou como Theo Adam, e junto com Charles Clarence Batson e sua esposa Marylin, encontrou a tumba do mago Shazam em Abul-Simbel, o Vale dos Reis. Relembrando fatos de sua encarnação passada, Theo Adam matou C.C. Batson e Marylin para ficar com o escaravelho descoberto na escavação, deixando órfão a Billy Batson, que se tornaria o segundo campeão do Mago Shazam, Capitão Marvel. Quando Billy se tornou Capitão, seu primeiro feito foi salvar a Rádio WHIZ duma explosão armada por Theo Adam. Entrementes, Theo Adam, de posse do escaravelho, exclamou “Shazam” e se tornou novamente Adão Negro, relembrando sua vida passada totalmente. Em embate com o Capitão, foi derrotado, e voltou a ser Theo Adam. Shazam o puniu fazendo-o ficar mudo, de modo que não poderia se transformar de novo. Após 4 anos, o demônio Blaze, filha do mago Shazam, fez um feitiço que retornou a voz de Theo Adam bem como eliminou sua necessidade de usar o escaravelho para se transformar. Na saga que houve, ambos são derrotados. Adão Negro volta mais uma vez, e enfrenta a Sociedade da Justiça, e só é derrotado com muita astúcia pelo grupo (o qual foi quase dizimado unicamente pelo vilão). Ele é posto sob custódia do grupo e vira um herói (ou uma espécie de anti herói). Afirmava que seus atos perversos eram derivados de sua personalidade de Theo Adam, mas como Thet-Adam era um herói. Recentemente retornou a vilania como membro da Sociedade Secreta dos Super vilões e assumiu a soberania do país de Kandhaq, onde governa como ditador. Na macrossérie 52, Adão Negro se casa e forma a Família Marvel Negro.

Poderes mais conhecidos do Adão Negro:

Por pronunciar a palavra “Shazam!”, ele pode conjurar um relâmpago mágico a fim de mudar de Theo Adam para Adão Negro e vice-versa. Este relâmpago não lhe causa dano, embora oponentes que estejam no raio de ação do mesmo possam ser feridos, assim como Shazam fez com Superman na série Reino do Amanhã.  Adão pode desafiar a gravidade e literalmente voar. A Sabedoria de Zonga se reflete na forma de conselhos que Adam ouve dentro de sua mente. Este aspecto também permite traduzir línguas perdidas, como hieróglifos. A força de Amon permite erguer pesos dantescos de muitas toneladas, e destruir materiais extremamente resistentes. O vigor de Shu concede a invulnerabilidade ao corpo do vilão, e uma tremenda resistência a venenos e a capacidade de poder sobreviver ao vácuo do espaço. A coragem de Mehem permite a ele encarar os piores vilões e perigos imaginados sem medo. A Velocidade de Heru permite-lhe correr a grande velocidade, fazer ações rapidamente e enxergar o mundo como se estivesse em câmera lenta, permitindo que ele possa pegar projéteis de alta velocidade como balas. Algumas histórias sugerem que o poder de Shazam também concede incrível longevidade, uma vez que Adam já havia permanecido vivo durante centenas de anos no antigo Egito. Voltar a sua forma original nessa hipótese o mataria, uma vez que sua forma mortal envelhece normalmente. É digno de nota que Adão Negro já mencionou ter audição e olfato ampliados.

Animações, Séries e Cinema:

Já foi citado nas HQs que o Adão Negro foi casado com Isis, a mesma personagem da famosa série de TV A Poderosa Isis de 1975, conforme desenho acima. Infelizmente este nunca foi adaptado para a série de TV Shazam! de 1974. Em outra animação Adão Negro apareceu foi em Shazam! na The Kid Super Power Hour com Shazam! episódio “Black Adam’s Return” dublado por Lou Scheimer . Sua origem é semelhante ao Adão Negro Pré-Crise. Como em sua aparição na HQ original, ele é enganado ao dizer “Shazam!”, Desta vez com um pergaminho, e vira pó, presumivelmente matando-o. No entanto, ele retorna em um episódio posterior, “A Little Something Extra”: desta vez, depois de ser frustrado em seu plano de destruir a América do Norte, causando um aumento de pressão na crosta terrestre, ele é novamente enganado a dizer “Shazam”  (duas vezes é demais, cadê a inteligência dos deuses egípcios???) e é enviado de volta aos dias do Egito antigo. Nesta versão, ele foi mostrado conhecendo feitiços mágicos, como dar vida a um babuíno em uma exibição chamada Thoth e hipnotizar Mary Marvel, além de seus poderes da Marvel, talvez para nivelar o campo contra a Família Marvel numericamente superior. Poderes adicionais incluem: visão congelante, paralisia mística, estátuas animadas e teletransporte. Ele também tinha artefatos místicos como uma granada que transformou o Capitão Marvel Jr. em um cachorro (embora Shazam tenha conseguido desfazer isso). Ele tem um associado, a princesa Jemai, uma antiga princesa egípcia com poderes mágicos que se assemelha a Ísis. O personagem é brevemente mencionado pelo nome de seu alter-ego, Teth-Adam, durante um flashback no episódio “História Antiga” de Justice League Unlimited . Milhares de anos no passado, tropas egípcias sob o comando de Bashari (que reencarnariam no presente como John Stewart , um membro do Corpo dos Lanternas Verdes e da Liga da Justiça ) libertaram Kahndaq do domínio inimigo. Em gratidão, Teth-Adam deu 100 garanhões aos governantes do Egito, Katar e Shayera (que reencarnariam como Hawkman e Hawkgirl ). Black Adam aparece no episódio “The Power of Shazam” de Batman: The Brave and Bold, dublado por John DiMaggio . Como nas HQs ele é revelado como o ex-campeão de Shazam que abusou de seu poder e foi banido para outro planeta. Batman se une ao Capitão Marvel para lutar contra ele e o Dr. Sivana, que deseja usurpar a magia de Shazam que dá a Billy Batson seu poder. Adam é traído por Sivana, que absorve seu poder e transforma Adam em um homem velho. Depois que Sivana é derrotado (por Batman pronunciar incorretamente “Shazam” para induzi-lo a corrigi-lo e revertê-lo, como na derrota original das HQs do Adão Negro). Black Adam é mencionado no episódio de Smallville “Isis”. Um museu tem uma placa com o nome “Adaga de Teth-Adam”. Black Adam aparece no episódio Young Justice “Revelation”. Ele é visto como um membro da Liga da Injustiça que freqüentemente ataca Superboy . Adam Negro como Teth-Adam é mencionado na terceira temporada de Young Justice .

Black Adam aparece no episódio da Liga da Justiça “Shazam Slam”, dublado por Gary Cole . Ele aparece pela primeira vez onde invade a Rocha da Eternidade. Depois que o Mago convoca Billy Batson, Adão Negro usa uma esfera especial para interceptar o raio que transforma Billy em Shazam. Ao aprisionar Billy, lança o Mago fora da Rocha da Eternidade. Adão Negro então lança os Irmãos Djinn na Terra. Com a ajuda de Batman, o Mago consegue libertar Billy Batson, que se transforma  em Shazam e derrota Adão Negro. Shazam então expulsa o para os confins da galáxia. Mais tarde, Adão Negro retorna onde ajuda os irmãos Djinn Abnegazar, Rath e Nyorlath a lutarem contra Superman, Mulher Maravilha,  John Constantine, Arqueiro Verde, Homem Elástico e Monstro do Pantano. A maré muda para os vilões quando Batman chega com Billy Batson, agora Shazam. A  Liga da Justiça derrota Black Adam, Abnegazar, Rath e Nyorlath e os quatro foram então jogados em um portal por John Constantine.

Dwayne “The Rock” Johnson irá interpretar o personagem em um filme da DC Comics, derivado  do universo de Shazam , Em junho de 2019, Jaume Collet-Serra foi anunciado como diretor do filme. Johnson anunciou em sua conta no Twitter que Larry Sher será o diretor de fotografia do filme. O filme será lançado em 22 de dezembro de 2021, com a fotografia principal programada para começar em julho de 2020. Não é a primeira vez que Johnson interpretará um personagem de HQs ou mitológico e apesar da fraca bilheteria de Hércules, gostei muito de sua versão humana no personagem central. A história deve mudar um pouco e imagino que a loucura que transformará o herói em vilão terá muita a ver com a franquia da DC Injustice, onde em um ponto específico , o homem se perde e suas convicções por morte de um ente querido  se transformam.

Uma das melhores aparições do Adão Negro está em um curta-metragem de animação intitulado Superman / Shazam!: O Retorno de Adam Negro, lançado na compilação do DVD DC Showcase Original Shorts Collection como parte dos Filmes Originais de Animação do Universo DC , dublado por Arnold Vosloo (A franquia A Múmia, Vosloo que lembrava em muito a aparência do personagem) . Ele retorna à Terra após seus 5.000 anos de exílio para causar estragos na Terra e acabar lutando com o Super-Homem e o Capitão Marvel. Após uma longa batalha, ele é derrotado pelo Capitão Marvel, mas poupou sua vida. Quando Tawky Tawny chega, Black Adam o identifica como lacaio do mago Shazam e para evitar ser banido da Terra, o Adão Negro fala “Shazam” e se transforma em um velho murcho que se transforma em pó. História semelhante a original da editora Fawcett.

– Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

 

Topo