Amando Pablo, Odiando Escobar de Virginia Vallejo - NoSet
Livros & HQs

Amando Pablo, Odiando Escobar de Virginia Vallejo


“Para minha sorte, não é bonito nem educado, nem um homem do mundo: Pablo é, simples e claramente, fascinante.”


Autor: Virginia Vallejo
Editora: Globo Livros
Ano de publicação: 2017

Em julho de 2006, um avião da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas dos Estados Unidos retirou Virginia Vallejo da Colômbia. Sua vida estava em perigo por ter concordado em depor como testemunha-chave num dos processos mais importantes da história de seu país: o assassinato do presidente Luis Carlos Galán e de mais outras cem pessoas, entre eles magistrados, guerrilheiros e civis.

Vinte anos antes, Virginia era modelo bem-sucedida e apresentadora de um dos programas de TV mais populares da Colômbia. Em 1982 conheceu Pablo Escobar, na época um político de 33 anos que nos bastidores era senhor de um mundo de riquezas inimagináveis geradas principalmente pelo tráfico de cocaína, que por sua vez financiava projetos de caridade e campanhas de candidatos à presidência.

Amando Pablo, odiando Escobar é o relato sincero de uma história de amor que logo se transformou em um conto de horror e vingança. Virginia acompanha de perto a evolução de uma das mentes criminosas mais sinistras e engenhosas de nossos tempos, retratando a infinita capacidade de Pablo de infundir terror e corrupção, seus vínculos tanto com o poder paralelo quanto com o Estado, os assassinatos de candidatos à presidência e seu envolvimento profundo com a guerra que devastou a Colômbia.

Além disso, Virginia Vallejo compõe um relato sem meias-verdades sobre a vida íntima do lendário rei do tráfico internacional de drogas em uma narrativa corajosa, que não poupa detalhes, repleta de glamour e decadência, incluindo informações sobre Pablo Escobar, sua intimidade e seus crimes nunca antes reveladas.

Amando Pablo, Odiando Escobar é tanto uma biografia, quanto uma autobiografia, aqui conhecemos em primeira pessoa, Virginia Vallejo, uma apresentadora de TV popular da Colômbia na década de 1980, ela era admirada por sua beleza e valentia. E a narrativa em terceira pessoa, conhecemos Pablo Escobar, um homem caracterizado por sua baixa estatura, um bigode marcante e corpulento, e que foi um dos maiores narcoterroristas.

Virginia Vallejo e Pablo Escobar viveram em um relacionamento intenso de quatro anos, foi tão tempestuoso, que resultou em uma denúncia que transformou toda a Colômbia. Virginia deu sua versão dos fatos, de um jeito intimo de perigoso do mundo de Pablo Escobar

Amando Pablo, Odiando Escobar é um relato de uma paixão intensa de duas pessoas conhecidas na Colômbia que terminou de maneira desastrosa. Os relatos são impressionantes, as escrita da autora é muito boa, vale a pena conhecer a história que transformou todo um país.

Do livro, para o cinema!

No filme, Virginia é vivida pela diva espanhola Penélope Cruz. Escobar é interpretado pelo também espanhol Javier Bardem. O longa é dirigido por Fernando Leon de Aranoa.

NOTA: 

Leia nossa crítica sobre o filme:

Crítica: Escobar – A Traição é mais uma versão do cinematográfico Pablo Escobar.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo