A História de Malikah | Uma leitura que vale a pena - NoSet
Livros & HQs

A História de Malikah | Uma leitura que vale a pena

A História de Malikah é o segundo volume da trama que se iniciou em O Amor nos Tempos de Ouro, publicado pela Globo Alt. Assim como o primeiro, me vi totalmente presa a história e envolvida pelo drama dos personagens, além de me emocionar muito. Neste livro vamos acompanhar a vida de Malikah, uma ex-escrava que estava preste a ser morta pelo seu “dono” quando conseguiu fugir da Fazenda Real.

Desde nova, Malikah conheceu a crueldade do ser humano, ela foi escravizada e trazida da África ainda pequena para o Brasil, cresceu na Fazenda Real e sofreu diversas formas de violência. Henrique, um advogado e filho do temido Euclides, dono da fazenda, sempre teve uma atração por Malikah, e ela por ele. O resultado não poderia ser pior para a escrava, ela acabou engravidando, e isso foi uma grande afronta para o Euclides que queria ver a escrava morta, se não fossem alguns amigos que conseguiram fugir com ela da fazenda. O problema é que Henrique, quando soube da gravidez de Malikah, deixou a pobre mulher a própria sorte e isso abriu uma ferida irreparável em seu coração. Agora o advogado quer entrar novamente na vida de Malikah, mas de tanto apanhar da vida, ela está decidida manter Henrique bem longe dela e de seu bebê.

“Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida, onde seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso. A maioria dos brancos é doutrinada desde cedo a acreditar que pessoas de outras raças são inferiores. Na hierarquia dessa gente, alguns animais tem mais valor do que o homem, especialmente se este for negro, ou gentil, ou pobre.”

A História de Malikah mostra o terrível passado dos escravos no Brasil, o sofrimento e a vida triste que eles levavam nessa época, porém o foco é toda a trajetória de Malikah, desde a triste infância de ser retirada da África, até o presente momento, ainda tendo que lidar com as crueldades dos “brancos”. Os capítulos são alternados entre passado e presente, e também tem a visão de vários personagens, essencial para entender toda a trama.

Apesar de ser um livro mais chamativo para o romance e o perdão, também aproveitamos muito, alguns ensinamentos do Brasil naquela época, algo que ressalto com gratidão a autora Marina Carvalho que fez um excelente trabalho. E para quem sentiu saudades de Fernão e Cécile, do O Amor Nos Tempos de Ouro, eles estão presente nesse novo volume, aproveito para falar, que eu indico a ler na ordem certa, pois contém spoilers no segundo livro referente ao primeiro, mesmo sendo histórias distintas, elas se entrelaçam.

Enfim, A História de Malikah é rica em aprendizado e traz temas bastante delicados, que vale a pena conferir. A edição da Globo Alt está maravilhosa, a capa é linda, os capítulos bem trabalhados, além das fontes maravilhosa usada na impressão do livro. E quanto ao final da história, deu para perceber que vai vim um terceiro livro por aí com um novo casal.

Título:  A História de Malikah
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Classificação: 4/5

Resenha de O Amor Nos Tempos de Ouro aqui.

Sobre a autora: Marina Carvalho nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais, conhecida como a terra da goiabada. Adora queijo, rock progressivo, pudim de leite condensado, café com pouco açúcar e filmes com finais felizes. Ama ler, seja um bom livro policial, um chick-lit despretensioso ou o jornal do dia. Quando criança lia as revistinhas da Turma da Mônica, incentivada pela mãe, e ficava esperando ansiosamente pela chegada delas todos os meses. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje é professora de língua portuguesa e literatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Mora em sua cidade natal com o marido e os dois filhos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo