Janelas da Mente – Mentes Consumistas

Título:  Janelas da Mente
Autores: Ana Beatriz Barbosa Silva & Eduardo Mello Guimarães
Editora: Globo Livros
Páginas: 192
Adicione: Skoob
Classificação: 

Em seu segundo mergulho na ficção, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva brinda o leitor com doze contos a respeito dos comportamentos humanos disfuncionais. Este novo livro é fruto de uma parceria com o também escritor e publicitário Eduardo Mello Guimarães. Baseadas em casos que Ana Beatriz dissecou ao longo de sua carreira, as histórias tratam de temas polêmicos sem meias-verdades e tabus como compulsão, ninfomania e depressão, porém sem perder a leveza e o bom humor, em um texto ágil e dinâmico.

Conto 05 de 12

Em Mentes Consumistas, o quinto conto do livro Janelas da Mentes, vamos acompanhar um caso de uma consumidora muito rica, que em alguns momentos eu ficava aflita pelo exagero de consumo dessa pessoa.

Suzana é linda, rica, cabelo perfeito, e de uma beleza incomum, é casada com Arnaldo um homem que também é de uma aparência elegante. Ambos organizaram um evento beneficente para um hospital do câncer. Suzana tem um coração enorme, mas na sua cabecinha acha que fazer compras é a melhor terapia para tirar a sensação de tristeza que fica quando visita o hospital. Arnaldo não aguenta mais os excessos da esposa, e depois de uma situação um tanto deprimente, o casal viaja pra China onde Suzana presencia uma cena bem triste.

Nesse conto, fiquei extremamente incomodada pelo excesso de compras de Suzane, minha mente não aceitava que uma pessoa comum poderia comprar tanto, então resolvi aprofundar no assunto e pesquisar na internet e descobri que a perda de controle no ato de comprar; aumento progressivo do volume de compras; tentativas frustradas de reduzir as compras; comprar para lidar com angústias ou outra emoção negativa; mentiras para encobrir o descontrole com compras; são algumas das principais características de um indivíduo que apresenta n o transtorno de compra compulsiva.

O livro retrata tudo isso em Suzane, você só percebe que está fora de controle, quando não existem mais espaços em sua casa com os excessos de compras, então vale a pena ficar esperto no ato de comprar.

Contos:

Mais do NoSet

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *