“De Peito Aberto”, documentário sobre amamentação, estreia no Videocamp em 7 de agosto

Após dois anos de produção, lançamento acontece durante a “Semana Mundial de Amamentação 2018”, celebrada de 1 a 8 de agosto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês de até seis meses de vida sejam alimentados apenas com leite materno. No entanto, dados de 2017 da OMS mostram que menos de 40% dos bebês brasileiros são alimentados exclusivamente dessa forma durante os primeiros meses de vida, taxa considerada abaixo do ideal. Dentro desse contexto, em que nossa sociedade discute os desafios do aleitamento materno, o documentário “De Peito Aberto” estreia dia 7 de agosto no Videocamp, durante a “Semana Mundial de Amamentação”.

Dirigido por Graziela Mantoanelli e produzido pela Deusdará Filmes, o longa conta a história de seis mães, de diferentes realidades socioculturais, que relatam como é prover aleitamento materno exclusivo para seus filhos durante os seis primeiros meses. Para Graziela, é urgente refletir sobre esse tema, pois “existem muitas exigências que massacram a mulher hoje em dia e o verdadeiro apoio é escasso. Trabalhar em favor do aleitamento é trabalhar em favor da mulher e consequentemente trabalhar em favor da sociedade”.

“O Videocamp é uma ferramenta criada para democratizar o acesso a conteúdos audiovisuais que tragam em suas narrativas questões socialmente relevantes. O Filme de Peito Aberto possibilita uma reflexão sobre o começo da vida. Uma fase essencial para a construção de relações e vínculos que deveria ser direito garantido a todos. As histórias desse documentário são permeada pelas belezas e dificuldades de maternar na sociedade moderna, sobre arranjos sociais, políticas públicas, questões de gênero etc. É um filme com muitas camadas e esperamos que ele seja capaz de ajudar a transformar uma realidade tão dura para as mulheres”, diz Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

A partir de depoimentos de especialistas nas áreas da saúde, educação, trabalho e cultura, o filme apresenta questões como o papel da mulher na sociedade atual, os diversos modelos e configurações de famílias, a relação entre maternidade e trabalho, as políticas públicas e os interesses privados por trás do desmame precoce. O trailer está disponível aqui. O filme estreia no dia 07 de agosto, mas você já pode deixar sua exibição agendada. Para isso acesse a página do filme “De Peito Aberto” no Videocamp.

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *