Crítica: Projeto Flórida (2017) | Um drama poético e delicado - NoSet
Cinema

Crítica: Projeto Flórida (2017) | Um drama poético e delicado

Situado aos redores da Disney, o filme começa com a música “Celebration” do Kool and The Gang que já nos adianta um certo espírito livre e divertido, porém a realidade dos personagens  contrasta ironicamente com a magia dos parques de orlando e todo o seu conceito de “Onde os sonhos se tornam realidade”.

Projeto Flórida conta a história de Halley (Bria Vinaite) uma mãe jovem e inconsequente. Sua filha Moonee (Brooklyn Prince) é muito travessa, o que reflete a falta de devido cuidado e atenção da mãe.  O gerente do hotel em que elas moram, Bobby (Willem Dafoe) tem uma relação amigável com as duas, protegendo Moonee e orientando Halley.

O longa-metragem é divertido, colorido e chega a ser ludibriante quando assistimos apenas pelo lado das crianças, seja fazendo suas travessuras ou se divertindo de um jeito que apenas sendo criança para poder se divertir. Ignoram o fato de viverem em um hotel, um lugar que não deveria ser sua moradia, com recursos limitados e uma certa negligencia por parte dos pais e adultos.

Entretanto, a questão abordada pelo roteirista Sean Baker e Chris Bergoch, pode ser considerada uma crítica social em diversos aspectos, como a residência em hotéis, as crianças criadas nesses ambientes hostis e sem um acompanhamento adequado por parte de seus responsáveis. E no caso de Halley que na ausência de oportunidade de emprego recorre a pequenos golpes e até a prostituição para ter dinheiro para conseguir pagar sua estadia e da filha no hotel e ter o que comer.

Mas, o filme tem um equilíbrio entre esse drama da realidade e da vida adulta, com o universo colorido e divertido das crianças. O drama ganha mais peso no desenrolar do filme, mas sempre trabalhado com muita delicadeza e sensibilidade sem ser pesado para o espectador. Exceto o final que acarreta uma carga dramática maior, com a chegada do conselho tutelar e a fuga de Moonee e Jancey (Valeria Cotto) para o principal parque da Disney, como se tivessem chegado ao paraíso. Retornando ao que foi citado anteriormente do paradoxo entre o estilo de vida que elas vivem ali e o conceito de terra dos sonhos de Orlando e seus parques temáticos.

Sean Baker, diretor do filme, além de assinar o roteiro. Baker tem sua marca em trabalhar com recursos e técnicas limitadas, mas sempre aproveitando o melhor do que ele tem a sua disposição. Dessa forma, o espectador é agraciado com um filme real, sensível e poético. Um drama real e impactante, com um desenrolar e final pela perspectiva de crianças que sonham apenas em ter uma vida de criança, ou seja, divertida e descontraída.

Nota: 

Trailler

Título Original: The Florida Project

Direção: Sean Baker

Elenco: Brooklynn Prince, Bria Vinaite, Willem Dafoe, Mela Murder, Valeria Cotto, entre outros.

Sinopse: Moonee, uma agitada garotinha, faz novas amizades nas redondezas dos parques Disney. Ela vive com a mãe em uma hospedagem de beira de estrada e as duas contam com a proteção do gerente Bobby na batalha diária pela sobrevivência.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Siga nosso Twitter

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 115.650 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo