Crítica: Além do Homem (2018) de Willy Biondani - NoSet
Cinema

Crítica: Além do Homem (2018) de Willy Biondani

Alberto Luppo (Sérgio Guizé) é um escritor brasileiro e naturalizado francês que constituiu vida e carreira em Paris. Ele tem como inspiração o antropólogo francês Marcel Lefrave que desapareceu ao viajar para uma cidade no interior do Brasil. Alberto então embarca numa busca por Lefrave que foi supostamente devorado por canibais, mas para Alberto, Lefrave está vivo e provavelmente perdido pelas terras tupiniquins.

Além do Homem é um filme completamente fora do padrão, meio psicodélico e ao mesmo tempo bem rico culturalmente. Ele trabalha com as camadas culturais que um homem pode ter, tendo como principal exemplo o personagem Alberto Luppo, com sua dupla nacionalidade e seu lado escritor e ao mesmo tempo artista.

No Brasil, Luppo conhece o taxista Tião (Fabrício Boliveira), conterrâneo, além de taxista é meio guia turístico, pois conhece a cultura e lendas locais como ninguém, ele leva Alberto em seu táxi até  a cidade de interior, onde Luppo conhece outros personagens marcantes como: Alberto (Otávio Augusto) e sua esposa (Flávia Garrafa) donos do hotel em Alberto fica hospedado e Bethânia (Débora Nascimento) hospede e moradora da região.

O diretor Willy Biondani que assume este projeto retrata uma cidade brasileira que parou no tempo e repleta de estereótipos: pessoas malandras, corruptas, mulheres hiper-sexualizadas entre outras personificações típicas brasileiras e Alberto representa o gringo que vem se aprofunda no meio disso tudo em parte se torna um alvo e outra parte também tira proveito disso tudo.

Em um aspecto geral Além do Homem é um filme que parece mais uma viagem psicológica, possui belas imagens tanto de Paris quanto do Brasil. É muito rico culturalmente, mas isso é apresentado de maneira distorcida o que pode soar até preconceituoso ou desagradável para alguns. Os personagens são impactantes, mas não são bem aproveitados. Resumindo, pouco tem o que se aproveite desse longa-metragem.

Nota: 

Trailler

Título: Além do Homem

Direção: Willy Biondani

Elenco: Sérgio Guizé, Débora Nascimento, Fabrício Boliveira, Flávia Garrafa, Otávio Augusto

Sinopse: Alberto Luppo mora em Paris há muitos anos e não tem vontade de retornar ao país de origem. Mas quando o antropólogo francês Marcel Lefavre é supostamente devorado por canibais no interior do Brasil, Alberto é obrigado a retornar à terra natal para investigar o mistério e transformar a história em um livro. Chegando lá, recebe a ajuda do taxista Tião que o leva até o local. Alberto vai penetrando em um Brasil alegórico e misterioso. Temendo por um final como o do francês, se desespera.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Siga nosso Twitter

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 115.755 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo