Clássico francês será apresentado no Festival Varilux - NoSet
Cinema

Clássico francês será apresentado no Festival Varilux

 

Como já é sabido, o Festival Varilux de Cinema Francês traz para o Brasil 21 longas franceses, 20 estreias e um clássico.

Na edição de 2018 o clássico escolhido foi “Z”, de Costa-Gravas, que completa 50 anos de filmagem, mas tem temática tão atual quanto ousada, valendo a pena estar nesta posição dentro do festival.

O longa é uma denúncia baseado no livro de Vassili Vassilikos sobre o famoso caso do deputado grego pacifista (Lambrakis) morto supostamente por um atropelamento em 1963, momento em que as ditaduras se tornaram comum no mundo e o fascismo ainda estava em incubação, talvez por isso o caso foi encoberto por uma rede de corrupção e ilegalidade.

Costa-Gravas teve a coragem de avisar, logo nos créditos inicias, que não havia nenhuma coincidência no filme, tudo foi intencional, lembrando da fragilidade de nossos sistemas de governo perante a corrupção.

A versão que estará presente no Festival Varilux 2018 é uma cópia restaurada, confira o trailer:

“Z” foi um marco em sua época, foi selecionado para o Festival de Cannes, recebeu o Prêmio do Júri e o de melhor ator (para Jean-Louis Trintignant), foi indicado para a Palma de Ouro, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 116.102 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo