X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido – Edição Vampira (2015) - NoSet
Cinema

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido – Edição Vampira (2015)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos falar de mais uma interessante versão do diretor para DVD.

xr5

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido – Edição Vampira (2015):

Enredo com mudanças: Em um futuro distópico, os mutantes foram exterminados por robôs projetados para caçá-los, os Sentinelas, que acabariam também atacando seres humanos aparentemente normais que portam os genes da descendência mutante. Um pequeno grupo de mutantes consegue fugir dos Sentinelas graças a Kitty Pryde, que pode projetar a consciência de uma pessoa de volta no tempo para enviar mensagens e salvar o seu grupo a cada ataque. O grupo de Kitty encontra Tempestade, Wolverine, Professor Xavier e Magneto em um mosteiro na China. Tentando determinar o ponto crucial da criação dos Sentinelas, Xavier conclui que foi em 1973, quando Mística matou Bolivar Trask, o criador do programa Sentinela. Depois do assassinato, Mística foi capturada e os militares estudaram seus poderes de metamorfose para criar novos Sentinelas que imitam e se adaptam aos poderes mutantes. O grupo então decide mandar a consciência de Wolverine 50 anos de volta ao passado, com Xavier e Magneto aconselhando-o a buscar suas versões jovens para ajudá-lo.

Versão Rogue: Aqui Bob, o Homem de Gelo, tem um relacionamento amoroso com Kitty e não com a Vampira conforme filmes anteriores, inclusive beijando apaixonadamente a Kitty antes de ela iniciar o processo de enviar Logan ao passado. Wolverine acorda em 1973 e viaja para a Mansão X, onde ele encontra Xavier e Hank McCoy. O Instituto Xavier para Jovens Superdotados está fechado devido a maioria dos professores e alunos tendo sido convocados para a Guerra do Vietnã. Xavier, agora um homem arrasado, recuperou sua capacidade de andar devido a um soro criado por McCoy que, como efeito colateral, bloqueia seus poderes telepáticos. Wolverine explica sua missão e convence Xavier a libertar Magneto, que foi preso acusado de assassinar John F. Kennedy, de sua cela localizada sob o Pentágono. Magneto é libertado com a ajuda de Peter Maximoff, um mutante com velocidade sobre-humana.

Versão Rogue: Na cena em que vão à casa de Pietro, aparece por quase um minuto uma menina vestida de fada na sala de estar, esta menina provavelmente é Wanda, a Feiticeira Escarlate. Após Trask não ter sucesso ao apresentar seu programa Sentinela ao Congresso em Washington, D.C, decide divulgar seu projeto aos militares que negociarão o fim do envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã em Paris. Em Saigon, Mística impede que o jovem William Stryker de se apropriar de um grupo de soldados mutantes para a pesquisa de Trask. Mística investiga Trask e descobre que ele está capturando mutantes e fazendo experimentos com eles. Xavier, Magneto, Fera e Wolverine vão à Paris na tentativa de impedir Mística. Em Paris, Mística personifica um general vietnamita para se infiltrar nos acordos e matar Trask, mas Xavier, Magneto, Fera e Wolverine conseguem a impedir. Para garantir que o DNA de Mística nunca possa ser usado nos Sentinelas, Magneto tenta matá-la; mas ela foge pela janela. A luta continua nas ruas da cidade, na frente de espectadores e câmeras, criando tanta confusão que Mística e Magneto fogem. Embora Trask é salvo, o mundo está horrorizado com a existência dos mutantes. O presidente Richard Nixon aprova o programa Sentinela de Trask e organiza uma cerimônia de apresentação em Washington. Os cientistas de Trask recuperam o sangue de Mística em Paris e começam a estudá-lo. Para tentar atrapalhar a cerimônia, Magneto intercepta os protótipos de Sentinelas e mistura barras de aço em seus corpos de plástico para que ele consiga controlar os robôs com seu magnetismo. Na mansão, Xavier para de tomar seu soro e recupera seus poderes. Através de Wolverine, Xavier fala com o seu “eu” no próprio futuro e se inspira a lutar pela paz humana e dos mutantes mais uma vez. Ele usa o Cérebro para rastrear Mística, que chegou a Washington para a cerimônia dos Sentinelas na Casa Branca.

Versão Rogue: Aqui há varias sequencias que diferem do cinema. A conversa entre os dois Xaviers, presente e futuro, é mais longa, Mística antes de ir a Casa Branca, aparece a noite na Mansão Xavier e após beijar e discutir com o Fera, destrói o Cérebro, impedindo que Xavier rastrea-la. Nesta versão, é o Hank que vendo televisão presume que Vampira irá para Casa Branca matar Trask e não através da passagem caída no chão do aeroporto. Magneto ergue o Robert F. Kennedy Memorial Stadium e o coloca em torno da Casa Branca como uma barricada, depois comanda os Sentinelas para atacarem a multidão. Nixon e Trask são levados para a casamata subterrânea da Casa Branca, sendo seguidos por uma Mística disfarçada. Xavier, Wolverine e Fera tentam impedir Magneto, mas ele empala Wolverine com vergalhões e lança-o no rio Potomac. No futuro, os mutantes fazem sua luta final como um grande exército de Sentinelas no mosteiro, onde Tempestade acaba morrendo. Magneto reconcilia com Xavier quando ele sucumbe à suas feridas.

xr6Versão Rougue: Antes disso acontecer, no mosteiro no futuro, Bobby revela a Xavier e Magneto que Kitty não resistirá ao esforço de manter Logan no passado e que só uma mutante com um poder similar poderá ajudá-los. Ele revela que sempre soube onde estava Vampira, mas que nunca conseguiu resgatá-la da Mansão Xavier na sala do Cérebro. Após uma missão suicida, Bobby morre em ataques de vários sentinelas na Mansão e ao voltarem no voo um sentinela fica preso na fuselagem do avião de resgate e através de um sinal emitido por ele , indica o mosteiro como lugar de refúgio dos mutantes renegados aos sentinelas.
De volta ao passado, Magneto retira o bunker do subterrâneo com a intenção de matar os refugiados. O presidente é revelado como sendo Mística, que imobiliza Magneto com uma pistola de plástico. Antes que Mística tente novamente matar Trask, Xavier a convence do contrário. Mística e Magneto fogem, e o programa Sentinela é cancelado já que uma mutante salvou o presidente. Trask mais tarde é preso por vender importantes segredos militares. Wolverine acorda no futuro descobrindo que o massacre de mutantes foi impedido, e Homem de Gelo, Vampira, Colossus, Pryde, Fera, Tempestade, Jean Grey, Ciclope e o velho Xavier estão todos vivos (uma realidade paralela foi criada,e o que ocorreu em X-Men,X2,e no confronto final foi esquecido). Em 1973, Mística, disfarçada como Stryker, resgata Wolverine do rio e leva-o em sua custódia.
Versão Rogue: Neste futuro alternativo Bobby está com a Vampira e não com a Kitty na Mansão Xavier, a sequencia de conversa entre Logan, Jean e Ciclope, principalmente entre Ciclope e Jean é mais longa.

x-men-days-of-future

Crítica: Eu praticamente adoro assistir a Directors Cut de filmes de sucesso para justamente entender o quanto de veto tem os produtores em um filme. Filmes que tive a opção de ver a versão do diretor como na trilogia de Senhor dos Anéis com suas quase 3h de cada filme, O Exorcista original, Constantine, Hellboy, A Rainha dos Condenados e Vingadores, A Era de Utron (esse último só li), mostram o quanto filmes são comerciais e produtores mecanicamente fazem o resultado final da bilheteria, sem se preocupar com os retalhos que isso causa no roteiro, só diminuindo possíveis riscos de perda. Nos filmes citados acima é gritante a diferença entre um filme e uma versão do diretor em edição e resultado final da obra. Cenas com no caso do Senhor dos Anéis foram escolhidas e retiradas para encolher o filme, no filme A Rainha dos Condenados conseguiram estragar o final, totalmente diverso do livro e do roteiro original, para não se criar expectativa de continuações. No caso dos Vingadores, novamente o tamanho do filme incomodou os produtores. Lembro-me do nosso querido Sir Christopher Lee falar abertamente ao sair de sessão do segundo filme do Senhor dos Anéis, onde teve suas cenas de interpretação cortadas, que produtores de cinema só estragavam o que tocavam e eram a escória do cinema.

xr10Em X-Men, o ponto mais importante dos cortes está nas cenas da Vampira. Existe uma série de questões que realmente podem ser avaliadas quanto à necessidade ou não deste subtrama constar no filme. A Falta da personagem Vampira, que apareceu nos filmes anteriores em destaque e inclusive estava nos pôsteres do filme Dias de Um Futuro Esquecido , fez realmente com que o fã X-maníaco reclamasse bastante. A retirada da subtrama da Vampira não afetou realmente o conteúdo do filme, pois realmente não era tão importante assim, mas com isso, também teve que eliminar as cenas de relacionamento de Bobby com a Kitty. O estranho no roteiro cortado é, primeiro, que nas HQ´s o namoro mais famoso de Kitty era com Colossos, que está presente no filme e não com Bobby, que atualmente nas HQs tem se questionado sobre sua escolha sexual, o mesmo de muitos roteiristas aqui do Set de Cinema, por acaso. Em segundo, Bobby informar no filme cortado que sempre soube onde estava Vampira e já teria tentado salvá-la várias vezes, sempre fracassando. O que me incomodou é que deixa claro que o Home de Gelo nunca teria contado isso anteriormente aos dois mutantes mais poderosos da terra, Xavier e Magneto, que também tentavam acha-la. Isso não fez sentido realmente na história,com a desculpa que ambos nunca teriam simplesmente procurado na Mansão Xavier, local onde ela estaria sendo estudada a anos. Vampira serviu apenas de desculpa para trocar de lugar com a Kitty, fazer uma ponta, gerar polêmica e um DVD e fazer com que o Logan em outra cena no Passado falasse seu nome em voz alta, mostrando o carinho adquirido por outros filmes. Pena aproveitar tão mal assim uma sequencia, a atriz e o personagem.
Em outra parte das cenas cortadas, o plano da Mística de ir a Mansão Xavier e destruir o Cérebro antes de ir direto a Casa Branca foi acertadamente retirado. Além do Fera lá na Mansão, estavam Xavier que já tinha recuperado seus poderes e Logan, seria quase impossível os dois não sentirem a presença dela na casa.

No geral os cortes foram bem acertados entre diretor e produtores, pois manteve o ritmo do filme e não deixou brechas de dúvidas no roteiro, com no caso dos Vingadores, mas mesmo assim para o fã, as cenas cortadas da Feiticeira Escarlate e os beijos entre Fera e Mística são muito produzidos e fizeram falta. A participação da Vampira no filme cortado realmente é curta, confusa e sem sentido. Poderia ser melhor trabalhado para podermos reclamar do corte, mas assim como apresentado não tenho dúvida que foi por um resultado melhor.

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo