Spoilers Alert!!!!!!!!!!!!!! - “Vingadores – Ultimato” - NoSet
Cinema

Spoilers Alert!!!!!!!!!!!!!! – “Vingadores – Ultimato”

Vamos começar assim… Vai ter spoiler sim, porque é simplesmente impossível falar sobre o filme sem soltar nenhum, porque são simplesmente épicos.

E sim, teremos muitos adjetivos e superlativos, por esta obra, estes heróis, essa história merece. E será mais longo do que o normal.

Comecemos ainda no fatídico momento de Thanos estalando os dedões dentro da manopla com todas as joias… Nesse exato momento Clint Barton (Gavião Arqueiro) estava ensinando a filha a arte do arco e flecha, de repente sua família inteira some, viram poeira!

Algumas semanas depois, quando todos acharam que Tony Stark estava sem ar lá no espaço, sendo cuidado por Nebulosa, Capitã Marvel (Carol Danvers) aparece em toda a sua magnitude e o trás de volta para casa. É nesse momento que Carol fica sabendo de tudo que aconteceu enquanto ela salvava outros planetas (sozinha, by the way).

Os Vingadores não existem mais daquela forma, metade virou pó e a outra não sabe nem sequer para onde ir, a única coisa que resta a fazer é matar Thanos de vez… E é o que fazem, pensando encontrar a manopla com as joias, mas ele já havia a destruído e, com isso, enfraquecido, dando a deixa para Thor finalmente arrancar sua cabeça.

Mas já não faria mais efeito, ele era inevitável… Naquele momento.

Cinco anos de passam, cada um tentando viver sua vida e aí surge uma esperança, Scott Lang. Nosso querido Homem Formiga estava perdido no Reino Quantico, até que um rato mexeu na engrenagem da van e o libertou. Ele acordou tentando entender, afinal já haviam se passado 05 anos, mas para ele só haviam se passado 05h!

Scott consegue encontra Rogers e Natasha, ele vem com uma ideia louca, mas era justamente o que ninguém havia pensado… Usar o Reino Quantico para fazer uma máquina do tempo. Mas aí eles precisariam de um cérebro, procuram Tony e Bruce, tendo algumas surpresas.

Tony estava morando num sítio com Pots e a filhinha deles (coisa mais fofa), não queria nem pensar em missões, viagem no espaço, super vilões e etc, para ele as perdas foram cruéis (em especial a de Peter Parker), mas o presente compensava. Já Bruce Banner estava completamente diferente, ele conseguiu unir o intelecto dele no corpo do Hulk, virando uma mistura meio louca dos dois, que agora até camisa usava (menos sapatos).

Apesar dos pesares, Bruce tentou e Tony ficou com aquela pulguinha atrás da orelha (coisa de gênio mesmo), conseguindo construir a tal máquina. Agora eles precisavam reunir quem estava vivo e em missões espalhadas.

Rhodes estava atrás de Clint, que agora era um matador muito sanguinário (revoltou-se depois de perder a família), mas Natasha o convenceu a voltar. Agora faltava Thor, que estava no cantinho da Terra que os Asgardianos foram abrigados, depois que Asgard fora destruída… E ele não poderia estar em pior forma.

Thor estava decadente, vivia de jogar vídeo game com amigos estranhos, beber cerveja e comer salgadinhos. Aquele Thor com o tanquinho trincado estava beeeeeem no passado. Mas Hulk e Rocket conseguiram o carregar para a base.

Todos reunidos. O plano era voltar no tempo e pegar as joias antes de Thanos, em momentos que cada um teve contato, mesmo que indireto, com cada joia.

Tony, Rogers, Hulk e Natasha voltaram na Nova York de 2012, quando Loki foi derrotado, o tesseract foi pego pela Hydra, o Dr. Steve Strange ainda não era o Dr. Estranho de fato (mas a joia estava com a mentora dele). Thor e Rocket voltaram para Asgard de 2013, quando Jane Foster é infectada o Éter. Rhodes, Nebulosa, Natasha e Clint vão para o espaço no ano de 2014, os dois primeiros ficam no local onde Peter Quil encontra uma joia e os outros dois vão para Vomir, onde está a joia da alma.

Resultado: um belo flashback do que foi os três últimos filmes dos Vingadores e alguns individuais, mas com alguns agravos importantes.

SPOILER IMPORTANTÍSSIMO.. CUIDADO!!

Lembram que Thanos teve que matar Gamora para conseguir a joia da alma? Então, Clint ou Natasha devem passam pelo mesmo sacrifício. Como eles se consideram quase como irmãos, então um seria o sacrifício, o desafio seria decidir quem deveria se sacrificar…. Por fim a nossa eterna Viúva Negra deu sua vida pelos Vingadores.

Pausa para chorar….

O outro agravo foi a troca de Nebulosas. A Nebulosa do presente (2023, no filme) acaba sendo interceptada pela Nebulosa do passado (2014), quando ainda faria tudo por Thanos. Fazendo alguns ajustes, a do passado foi no lugar da do presente, abrindo espaço para o Thanos de 2014 viajar no tempo e tentar novamente concretizar seu plano.

Com as joias reunidas e sem saber da troca de Nebulosas, a equipe consegue colocar as joias na manopla e Hulk tentar a fazer funcionar, o que quase o mata. Nessa hora Thanos chega do passado, destruindo tudo e todos, dando início a épica batalha.

Os três Vingadores originais, Thor (recobrando a confiança), Capitão América e Homem de Ferro, enfrentam Thanos. Thor agora com duas armas, o machado e o martelo, que pegou do passado.

Thanos evoca todo seu exército. Quando os heróis acham que estão sozinhos surgem portais do Dr. Estranho com TODOS os personagens que haviam virado pó…. Homem Aranha, Vespa, Pantera Negra (e todo o povo de Wakanda), os Asgardianos, o próprio Dr. Estranho e seus aliados.

Pancadaria para um lado, poderes incríveis do outro, reunião de Girl Power salvando Peter Paker mais a atrás, Capitã Marvel chegando do alto e destruindo a nave… Thanos consegue a manopla, mas não consegue a usar porque conseguem tirar dele antes. Quem é o Vingador que deve salvar o dia? O playboy, gênio e filantropo!

MAIS UM SPOILER IMPOTANTÍSSIMO… CUIDADO DE NOVO

O Homem de Ferro mostra que não é egoísta, estalando os dedos, transformando todos os inimigos em pó, mas também perdendo as forças.

É amigas e amigos, Tony Stark deu sua vida por sua obra, não antes de fazer história. Não teve o velório mostrado no trailer, mas sim um simbólica homenagem a ele no píer de sua casa com Pots, com todos aqueles que estiveram ao seu lado ou que se beneficiaram com o legado… Incluindo Fury, numa aparição única, sem falas, mas ele nem precisa!

Thor abdica do trono para Valkiria e parte para viagem com os Guardiões da Galáxia (não antes de discutir com Peter Quill sobre liderança). O Capitão América foi deixar o martelo de Thor no passado, mas deu uma passadinha no seu passado, para poder experimentar uma vida ao lado de Peggy.

Enfim, vidas voltaram ao normal!

Ok, o que comentar sobre essas três horas que pareceram três minutos? Fiquei impactada, aplaudi, torci, gritei… Estou sem muitas palavras porque a obra em si já diz tudo.

Toda a trajetória se passou dentro do filme, como se Robert Downey Jr., Chris Evans e Scarlett Johansson se despedissem aos poucos de seus personagens. E nós também!

Falando em despedidas, foi a última aparição de Stan Lee em filmes, ainda deu tempo de ele se despedir de seus heróis, de seu legado. Foi uma cena rápida, na hora eu nem reconheci, para falar a verdade, mas foi marcante (e engraçada, como sempre).

Se eu fosse elencar as melhores cenas eu diria: conversa entre Thor e a mãe em Asgard de 2014; Capitão América sendo digno do martelo de Thor; a chegada de T’Challa e os demais heróis; a reunião Girl Power no meio da batalha (“ela não está sozinha” – GÊNIAS); o olhar entre Tony e Dr. Estranho, como quem pedisse confirmasse o que deveria fazer; a dança entre Rogers e Peggy; e… não sou mais capaz de opinar!

Do que eu reclamaria?

– Morte de Natasha: apesar de fazer sentido no contexto, foi uma tremenda perda;

– Ausência de Lupita Nyong’o como Nakia: eu havia entendido que ela estaria lutando também, junto com Okoye… Mas não me entendam errado, achei incrível que Shuri saiu do laboratório e foi pro campo de batalha, mas Nakia deveria estar lá também;

– Pouca aparição da Capitã Marvel: gente, Carol Danvers apareceu em 5min do filme, como é que pode? Apesar de ter feito o impacto esperado, teve pouquíssima fala, ficou muito coadjuvante.

E, sim, amei quando ela falou “vocês não me tinham”.

Eu não vou me aprofundar sobre o elenco, porque isso vai virar um artigo científico e vocês irão desistir desta humilde coluna, só quero fazer um comentário: rios de dinheiro para cachê!

Vão na página do filme no IMDB ou qualquer site que mostre o elenco. Acho que só entre os dez primeiros estará o valor que terei minha vida inteira, se eu tiver sorte!

Mas valeu a pena cada centavinho gasto. Primeiro porque as bilheterias já estão retornando com os valores recordes e depois que cada personagem ali é significativo, a presença de todos contou muito para a emoção e a lógica de todo o filme.

 

Deixem-me dizer uma coisa: Não consegui falar nem 10% do que penso nessas quase seis laudas!! Vocês querem vídeo no IGTV do perfil no NoSet no Instagram?

Vamos fazer uma enquete lá hoje mesmo, vão lá votar. Se a maioria quiser, na próxima semana postamos o vídeo (vamos dar mais uma semana para o pessoal que não assistiu, por causa dos spoilers =D).

Por enquanto é só, vou ali pensar em como Loki está a solta (deixei uma pulga atrás da orelha de gente, ein).

 

Beijinhos e até mais.

 

Topo