A poesia alimenta o coração – “Meu amor por uma rosa” - NoSet
Livros & HQs

A poesia alimenta o coração – “Meu amor por uma rosa”

Para muitas pessoas a poesia é a fora ais fácil, espontânea, de demonstrar o amor, em qualquer que seja sua forma.

O autor Ajomar Santos, que já tem três livros publicados só com poesia, o terceiro é “Meu amor por uma rosa”, publicado pela editora Ella em 2018 e que é apresentado pela frase que se encontra no título, “a poesia alimenta o coração”.

A apresentação ainda explica um detalhe importante da obra, lembrando que muitos poetas exageram no romantismo, materializando-os em elementos da natureza. Na obra em questão essa forma de manifestação o poeta se viu como um beija-flor e a rosa seria sua musa inspiradora.

Isso passa a fazer sentido no decorrer da leitura das quase 160 poesias contidas no livro, além das ilustrações delicadamente impressas em cada página, como uma lembrança da rosa, afirmando a presença dessa musa.

As poesias são regadas desse romantismo citado na apresentação (sinopse da contracapa), o tema principal é, com toda a certeza, o amor. Tem algumas que mostra um amor mais amplo, não exatamente romântico, voltados para questões humanas, como a seca no nordeste brasileiro e a realidade das guerras em várias localidades do mundo.

É possível encontrar algumas poesias destinadas a alguma data especial, como dia das mães ou dos professores, o que me faz pensar que a obra também conta com algumas poesias esparsas do autor. Não foge tanto do tema, porque entra nesse aspecto mais amplo do amor, mas dá para notar que é diferente dos outros.

No geral, são poesias de um romântico para os românticos, o autor não tem receio de mostrar o lado sensível e as palavras doces que descrevem esse sentimento, descrito por ele como puro, singelo, sincero e eterno.

Esse não é exatamente a minha preferência pessoal de poesia, embora seja uma canceriana sensível (sim, vou colocar culpa no signo), mas tem algumas que são muito bonitas, como “O Beija-Flor”, “Desejo Inconsciente”, “Apaixonado por Você”, “Algum Deus Grego” e “Pessoa Insensível”.

São palavras apaixonadas que você procura? Esse é seu livro!

Até mais.

Topo