A Garota Perfeita do Feed - “Garota-Ranho” - NoSet
Livros & HQs

A Garota Perfeita do Feed – “Garota-Ranho”

O que mais as redes sociais, em especial o Instagram, prega atualmente? A vida perfeita, melhor ainda, a perfeição em forma de blogueiras!

Lottie Person é a personificação dessa blogueira no HQ “Garota-Ranho”.

Ela é dessas que desde cedo começou a fazer sucesso, aos 26 anos já tem legião de fãs de seu blog de moda. Sempre com aquela aparência perfeita, com amigas incríveis, aventuras, namorado maravilhoso (que também é o fotógrafo dela) e seu cabelo espetacularmente verde. Lottie não poderia querer coisa melhor… Exceto que isso não era a realidade dela offline.

As amigas eram gente boa, mas não eram exatamente presentes; o namoro terminou de repente e ele já estava com outra garota; a aparência perfeita escondia algo bem intimo: as suas intermináveis alergias. Lottie vivia com seu anti-alérgico para não aparecer em público com o nariz escorrendo (ah como eu queria esse remédio), o que racharia a sua aura de perfeita.

Passando por uma maré ruim depois do término do namoro, Lottie quer conhecer gente nova, já que as amigas (blogueiras e cada uma com um apelido, Normgirl e Cutiegirl) estavam sem tempo para ela. Na cafeteria ela encontra Caroline, uma aspirante a blogueira e que inspirava aquele ar “cool”, do tipo que todos querem ser amigos, sabe?

Ah, elas têm o mesmo gosto por café e Caroline (que recebeu o apelido de Coolgirl, por razões óbvias) se inspirava em Lottie como blogueira. Logo elas fizeram amizade e combinaram de sairem juntas.

A saída foi para um bar, o que Lottie nunca fazia. No mesmo dia ela tinha ido para a consulta com sua médica, que fora substituída por um médico novo, quem prescreveu um anti-alérgico novo, experimental. E lá foi ela se encontrar com a nova amiga em um bar, inclusive bebendo whisky (outra coisa inédita para ela).

Por lá, a fim de paquerar um pouco, depois de Caroline a incentivar, Lottie avista o ex, mas ele está junta da nova namorada. À propósito, a tal nova namorada é estranha, foi estagiária de Lottie anos atrás, virou quase que uma perseguidora, causando paranóia na blogueira.

Depois do choque Lottie foi ao banheiro, estava tendo uma crise alérgica bem nojenta (te entendo, mermã, te entendo). Caroline vai ao encontro dela e ver o que a garota perfeita não posta no feed, o nariz escorrendo. A essa altura ela já tinha tomado o anti-alérgico, mas (lógico) não tinha feito efeito e a Coolgirl passou a chamar de Ranhottie, ou Garota-Ranho, fazendo-a perder a cabeça e dar uma rasteira na outra.

Aparentemente Lottie matou Caroline, mas ela teve um apagão e não se lembrava de nada. Passou dias confinada em casa, esperando a polícia chegar ou ter alguma notícia, envolvendo até a nova estagiária, Esther, nas paranóias.

Então, tudo perfeito na vida dela, certo? NÃO! Ela vai a festa de noivada da Normgirl, encontra o ex e a atual (mais uma crise de nervos se aproximando) e depois Caroline, vivinha!

O que há de mais estranho? Um a gente da polícia procurou por Lottie, disse que encontraram os anti-alérgicos dela numa cena de crime, que era o banheiro do bar que ela tinha ido com Caroline. Detalhe, o moço era fã dela e fez essa visita só para a preparar para os interrogatórios.

Bom, esse é o primeiro volume, então o desenrolar da história ainda não chegou, ainda não sei o que realmente aconteceu, mas todo o contexto me fez ficar bem curiosa para saber.

Achei muito interessante essa HQ. O visual impressiona, desenhos muito lindos, lembrando mangás (por favor especialistas não me matem se eu tiver errada, novata no ramo aqui), com aqueles olhos amendoados bem grandes e cabelo armado, bem Sailor Moon e Sakura.

A trama é engraçada e intrigante, nada mais atual do que falar da vida offline de uma blogueira de moda. Quantas e quantas blogueiras não escondem seus narizinhos escorrendo pelo mundo? Ou coisa pior, tipo um possível assassinato? No feed aquela vida quase fútil (não julgo, até gosto), na vida real problemas reais e paranóias, amizades não tão verdadeiras, não saber lidar com sentimentos e, lógico, a danada da sinusite e das alergias.

Com certeza esse foi o elemento que mais me fez rir e me identificar com essa obra. Eu acabei de fazer o re-teste de alergia, depois de um ano de tratamento com vacinas… Resultado? Quase nada mudou, acho que viverei numa bolha qualquer dia desses.

Mas só uso anti-alérgico em crises e não misturo nunca com bebida alcoólica, como Lottie fez. Imagina que louco misturar e achar que matou a nova amiga? Ou de fato ter matado e agora estar vivendo na paranóia? Tenho psicológico para isso não.

  O bom é que tem uma página mostrando como se fosse o blog dela e aí tem algumas informações pessoais, dizendo que ela é do signo de leão, media 1,75m, calçava 37 ou 38, o manequim é 36, às vezes 38 e que as flores preferidas dela são as falsas (por causa das alergias, mas isso o feed não permite dizer).

À propósito, calço 37/38 e visto 36/38. Querendo me dar umas roupinhas, Lottie, agradeço!

Brincadeiras à parte, é muito inteligente da parte dos criadores usarem essa temática, querendo ou não, inspira aos leitores a fazer uma reflexão do vêm em suas redes sociais. É mais um lembrete que ninguém tem a vida perfeita, cada um com suas preocupações e problemas, como todo mundo que dá os likes lá nas fotos.

Falando dos criadores, eles são Bryan Lee O’Malley (criador de “Scott Pilgrim”) e Leslie Hung, que contaram com as mãos de Mickey Quinn (colorista) e Maré Odomo (letrista) para criarem todo o visual dessa obra. No final eles colocaram alguns desenhos de Lottie em diversas situações, são lindas e refletem a história.

A obra foi trazida para o Brasil pelo “Quadrinhos na Cia.”, braço da editora Companhia das Letras.

Ah, se você tem um pé atrás com HQ, calminha, esse daqui é fácil de ler. Ele é fininho (não sei dizer quantas páginas) e atrai a leitura, logo você termina sem nem perceber. Acredito que li tudo em 1h, mais ou menos.

Isso é bom e é ruim, porque agora estou tentada a comprar o resto da coleção para saber o que realmente aconteceu naquele bar!!!

Para não sair da temática…

XOXO!!!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo