Review – As Golpistas - NoSet
Cinema

Review – As Golpistas

O filme tem como base de material-fonte importante artigo investigativo “The Hustlers at Scores”  publicado em 2015, pela revista New York Magazine por Jessica Pressler. Relatando a historia de um grupo de dançarinas de Strip-tease, que após a crise econômica de 2008, se unem para aplicar golpes e roubar clientes de Wall Street.

As golpistas (ing: hustlers) é um filme escrito e dirigido por Lorene Scafaria e distribuído pela STX Entertainment, tem uma visão inteligente, feminista e empoderada, abrangendo importantes assuntos da crise econômica à comunidade feminina, uso de drogas e golpes. Retratando a realidade de mulheres que sem recursos se submetem ao uso de seus próprios corpos como meio de ganhar dinheiro para sustentar suas famílias e a própria vida de luxo.

Ambientado em Nova York no ano de 2014, o filme é centrado na narrativa a partir do ponto de vista contado por destiny, papel vivido pela atriz Constance Wu, ao expor através de uma entrevista à jornalista Elizabeth (Julia Stiles) a história por completo, o filme retrata muito bem principais pontos de cada época.  Ano de 2007, duro início de uma jovem Stripper (destiny) sem espaço tentando ganhar a vida durante as noites para cuidar de sua vó endividada, o pouco dinheiro que ganha é lhe cobrado algumas taxas pelo proprietário e o segurança do estabelecimento onde trabalha, na noite seguinte temos a aparição de Jennifer Lopez como Ramona, uma experiente dançarina sexy e dominadora, que sabe a forma como entreter e fazer dinheiro em cima do palco.

É na cena seguinte na cobertura do clube que vemos o início da amizade, durante uma conversa amigável surgi então a possibilidade de trabalharem juntas, esta é uma ideia de Ramona que se propôs ajudar destiny sendo sua mentora, dando aulas intensivas de pole dance, charme e sensualidade, além de apresentar a sua aluna para suas colegas de trabalho e para seus fiéis clientes.   Este é um filme que aborda uma perspectiva feminina de mulheres no capitalismo, todos os diálogos, cenas e momentos dentro do clube, a narrativa principalmente é abordada por destiny e um breve momento por Ramona, durante o turno de trabalho ensinando algumas lições a aprender que o telespectador é puxado para dentro do clube, recebendo momentos significativos de acesso a cenas quentes, diálogos e uma rápida análise que mostra o perfil de cada cliente engravato de Wall street. A partir desse ponto temos uma destiny, que vai de recém chegada a uma mulher que sabe como tirar proveito de quem se aproveitou dela, se levando pela emoção de faturar alto, conhecendo novos clientes, mudando de casa, ajudando sua vó a pagar as dívidas, estudando nos tempos livres e vivendo uma vida mais confortável, algumas cenas fora e dentro da boate são embaladas por sucessos da época, Sean Kingston, Britney Spers e Usher, o ultimo tendo sua aparição ao som da própria música “Love in This Club” na cena descrita como a última grande noite.

28 de setembro de 2008, ano da quebra da bolsa de valores após o preço dos imóveis nos estados unidos subirem continuamente formando a bolha imobiliária que venho estourar, esta foi a maior crise financeira desde a grande depressão de 1929. Com a diminuição geral nas atividades econômicas e o aumento do desemprego, o clube de stripper passou a ser menos frequentado e a queda de lucros obrigou dançarinas abandonarem seus trabalhos e procurar serviços de tempo integral, ou se manterem em seus postos e se venderem por quantias submetendo-se aos desejos de homens que se aproveitam para engana-las. Destiny vê todos os seus planos irem por água abaixo, agora gravida e passando a ser mais dependente do seu companheiro. passados dois anos, em 2011 à vemos como mãe de uma adorável garotinha, após parar de trabalhar perde o contato com Ramona, o filme é marcado com rápidas cenas de discussão do casal que se separa e o choro da criança que é abraçada pela mãe, à também tentativas frustradas da mesma de tentar um novo emprego, momento o qual ela resolve voltar para o clube onde trabalhou e passa por uma humilhação após sujeitar-se as vontades do cliente e usar um tipo de droga oferecida por ele para tornar mais fácil o ato a ser praticado. Cortando para a cena de lagrimas no meio da entrevista para a jornalista, quando ela se recorda do momento em que foi enganada com 3 notas de 20 dolores, mostrando o quão doloroso foi aquele momento por ainda se recordar.

Continuando a cena naquela mesma noite, temos o reencontro entre Destiny e Ramona no embalo do som de Florida – “Club Can’t Handle Me”, sucesso que marcou época, então sabemos o que houve com Ramona, com tempos difíceis metade da Wall Street está desempregada e o clube de stripper não está a salvo, através de uma amiga ela consegue um emprego no varejo o qual não a favorece, sendo uma figura menos presente na vida da própria filha e não tendo condições de bancar uma babá, o que a faz retornar ao clube mas dessa vez com uma realidade contraria a que foi antes da crise econômica. É nesse ponto da história que conhecemos a “pesca” termo referido por Ramona, ao convidar sua colega de trabalho para atrair homens bem sucedidos para um bar reservado, aproveitando para trazer algumas amigas como distração, enquanto droga a bebida que será oferecida para a vítima e assim se aproveitando da péssima condição para  estourar o cartão de credito no clube. Saindo do Flashback e seguindo a conversa entre as duas amigas na lanchonete, ramona oferece uma nova oportunidade para destiny de fazer parte do esquema, -o que a primeiro momento ela se mostra com pé atrás – ouvindo o que sua amiga tem a dizer, ao mostrar uma perspectiva retratando o difícil período em que vivem, apontando os verdadeiros culpados e dando uma solução para saírem da pobreza -as custas dos engravatados de Wall Street- resolve aceitar e entra no esquema.  A união criminosa de 4 amigas forma uma irmandade que enriquece aplicando golpes as custas de homens ricos que após a crise financeira global se afastaram do clube, é curioso como mesmo sabendo que é errado, você torce para que a execução da operação saia bem e todas essas mulheres se safem no final. A reunião natalina de mulheres é o belo retrato da fantasia familiar em que se brinca por um instante que tudo o que se criou é perfeito e aconchegante. O abalo moral e recompensas abundantes dos crimes excitam as mulheres a querer sempre mais, mas ao terceirizar e envolver colaboradores adicionais e se afastar de clientes regulares, suas vidas e amizades são colocados a prova.

Apostando em um tema muito abordado e saturado, as golpistas cativa olhares e tem a completa atenção do público com uma experiencia envolvente e sedutora, com ótima narrativa e alguns momentos cômicos,  composto por um elenco de astros da musica e mulheres lideras por Jennifer Lopez, que por mais tendo um papel inferior de uma personagem com passado inexplorado,  se destaca de forma excepcional a empolgar com sua grande atuação. Mas nem tudo é flores, embora seja  um drama de grande potencial à pontos negativos a serem destacados, o filme tem varias camadas de tensão durante a historia contada na entrevista ao encaixar os fatos cronologicamente e ate na questão de questionamentos e perguntas objetivas feitas pela jornalista à entrevistada, mas perde o ritmo com celebrações de compras e bem matérias,  outro ponto negativo e o mal aproveitamento da relação de destiny e sua avó Nan, uma personagem que se torna uma figura apagada e escassa, o que faz parecer que esteve ali apenas para preencher algumas cenas.

Confira abaixo o trailer do filme:

Topo