Quebra-Nozes E Os Quatro Reinos: Adaptando O Balé Aos Novos Tempos - NoSet
Cinema

Quebra-Nozes E Os Quatro Reinos: Adaptando O Balé Aos Novos Tempos

A famosa história escrita em 1816 pelo autor alemão ETA Hoffmann, revisada pelo francês Alexandre Dumas, transformada em balé pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky e os coreógrafos Marius Petipa e Lev Ivanov.

A história começa na véspera de Natal, com uma menina ganhando um quebra-nozes em forma de soldado de seu padrinho , Drosselmeyer, um relojoeiro e inventor , fez para eles. Após seu irmão quebrar a mandíbula do quebra-nozes, ela passa a ser sua enfermeira até o seu conserto. Então, o brinquedo ganha vida, o Rei dos Ratos invade a casa e ela é convida a visitar o Reino Encantado.

Dirigida por Lasse Hallström dirigindo um roteiro de Ashleigh Powell. Grande parte do elenco assinou naquele verão, e as filmagens começaram em outubro com duração até janeiro de 2017. Em dezembro de 2017, foi anunciado que Joe Johnston dirigiria um mês de refilmagens escritas por Tom McCarthy, com os dois homens eventualmente recebendo cooperação e créditos para dirigir e roteiro, respectivamente. Hallström returned to oversee post-production. Aqui o conto original e o balé ganham uma adaptação moderna com empoderamento feminino e diversidade étnica. Clara Stahlbaum (Mackenzie Foy) é uma inventora em potencial reclusa devido o luto pela sua mãe (Anna Madeley), nem mesmo a festa na Vespera de Natal na casa de seu padrinho e tutor da falecida Marie Stahlbaum, Drosselmeyer (Morgan Freeman) parece trazer alegria em sua vida.

Para completar seu pai (Matthew Macfadyen) lhe entrega a herança de sua mãe em forma de um ovo mecânico cujo segredo será desvendado se tiver a chave certa. Então começa uma caça ao tesouro onde cada um receberá seu devido presente. Assim, Clara descobre os Quatro Reinos, tem seu presente roubado por um rato, é encontrada pelo Quebra-nozes (Jayden Fowora-Knight) e descobre que é uma princesa, por ser filha da rainha Marie.

Chegando em seu palácio, é recebida pelos líderes dos reinos aliados: O Rei das Flores (Eugenio Derbez ), O Rei das Neves (Richard E. Grant) e a Fada Doce (Keira Knightley) e tem a tarefa de lutar contra a Mãe Ginger (Helen Mirren), banida por se voltar contra todos.

Filmado em Kodak 65mm. A música foi adaptado de Tchaikovsky ‘s Nutcracker por James Newton Howard . Gustavo Dudamel conduziu a orquestra, enquanto Lang Lang foi o solista de piano. Andrea Bocelli e seu filho Matteo contribuíram com a música “Fall on Me”.

O foco maior do filme é a performance das atrizes, visto a proposta de ponderamento feminino. Foy representa uma heroína adolescente confusa pela falta de figura materna, incompreendida pelo pai e busca suprir o espaço deixado pela mãe através de suas habilidades com mecânica ou qualquer outra mulher que lhe cativar como a Fada Doce. Keira reprisa suas personagens de caráter duvidoso nos filmes anteriores ainda com carisma e uma voz meiga. Mesmo caricata, sua performance de mulher forte ainda é notável.

Mirren entrega ao público uma mulher determinada e firme porém justa e lutadora mesmo quando as aparências enganam sobre seu caráter.
O núcleo masculino está lá para apoiar as ações das atrizes, o que não significa que seu desenvolvimento pessoal seja fraco. Nem mesmo os alívios cômicos.

A direção de arte do filme procurou homenagear ao máximo todas as nuances do balé como arquitetura russa do castelo, os cossacos, engrenagens e máquinas rústicas do século XIX e brinquedos e brincadeiras infantis. Nas sequencias de dança, vale a performance da bailarina Misty Copeland como a Princesa Bailarina nos créditos finais.

Enfim, o filme vale como bom divertimento para as festas de finais de ano.

Trailer

Título Original: The Nutcracker and the Four Realms

Direção: Lasse Hallström e Joe Johnston

Roteiro:  Ashleigh Powell e Tom McCarthy

Elenco: Mackenzie Foy, Anna Madeley, Morgan Freeman, Matthew Macfadyen, Jayden Fowora-Knight, Eugenio Derbez, Richard E. Grant, Keira Knightley, Helen Mirren e Misty Copeland.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo