Pantera Negra: saibam tudo sobre o novo trailer. - NoSet
Cinema

Pantera Negra: saibam tudo sobre o novo trailer.

O impacto do novo trailer de Pantera Negra foi surpreendente. Em poucos horas ele já era um dos mais comentados e vistos. Mas nós não poderíamos ficar de fora dessa discussão e por isso lhes trazemos nossa análise dele. Preparem-se, pois há muitas surpresas…

T´Challa (Chadwick Boseman) desabafa nas primeiras imagens, enquanto uma nave passa por cachoeiras, montanhas e nuvens. As cenas são impressionantes pela beleza e fidelidade aos quadrinhos.

A cena acima mostra um dos líderes tribais de Wakanda. Ele é M´Baku (Winston Duke), o líder dos  Homens-Gorila  e  um  dos  inimigos  nas  HQ  de T´Challa. A mistura de tecnologia com bambus e roupas feitas com peles ficou incrível nessa imagem.


Logo após nós nos deparamos com a montanha onde há uma enorme pantera esculpida e uma torre acima. Naves pairam e é possível ver um brilho azulado emanando da entrada onde fica a pantera. Essa luminosidade dever ser proveniente de uma mina de vibranium, minério abundante em Wakanda.

As frases inicias podem fazer alusão aos fatos ocorridos até o momento e são narrados por Everett Ross (Martin Freeman) e dizem: Já vi deuses voarem (Thor). Homens criarem armas que eu jamais poderia imaginar (Ultron). Vi alienígenas caírem do céu (A invasão provocada por Loki). Mas nunca vi nada como isso.

A aparição de Ross mostra que novamente a sala de interrogatório onde está preso Ulysses Klaue (Andy Serkis) ao fundo e em destaque. Só para relembrar, ele teve seu braço arrancado por Ultron em Vingadores: a Era de Ultron.

Logo a seguir avistamos a nave que traz T´Challa para Wakanda. Ela ultrapassa uma barreira que esconde a nação africana por meio de camuflagem. A nave é pilotada por c(Danai Gurira, a Michonne de The Walking Dead).

A cidade de Wakanda é uma metrópole que mistura cultura ancestral (roupas, acessórios e alguns utensílios) com tecnologia de ponta (monotrilhos, um aparente ônibus). A localidade tem muitas cores e um tom amarelado que a deixam muito parecida com alguns lugares de Star Wars.

T´Challa é recepcionado por sua guarda pessoal, as Dora Milaje, guerreiras experientes e tão letais quanto o próprio herdeiro de Wakanda. Essa, aliás, é a possível premissa de Pantera Negra: a ascensão de T´Challa ao trono de seu falecido pai, morto em Vingadores – Guerra Civil. Ele tem o apoio de sua mãe, Ramonda (Angela Bassett), porém a desconfiança de algumas lideranças entre os povos de Wakanda podem levar a um questionamento e até um levante contra o futuro rei do país.

Vamos então a uma cena de luta ritualística. T´Challa enfrenta um dos Homens-Gorila, provavelmente o próprio M’Baku. Cada um deles ostenta a máscara que representa sua tribo, um com a cara de uma pantera e o outro com a de um gorila.

E chegamos a um momentos descontraído do trailer onde T´Challa cumprimenta sua engenheira e irmão, a princesa Shuri (Letitia Wright). Contudo, não se deixem enganar pelo ar amigável ou o corpinho magro dela. Shuri é uma exímia guerreira e responsável pela armaduras e outras armas que usam o vibranium. Mulher, princesa, guerreira e um gênio tecnológico.


As coisas começam a esquentar mesmo a partir daqui. O Pantera Negra é alertado por Okoye para que não hesite. Ele responde dizendo: “eu nunca hesito.”. Então ele é ejetado da nave em queda livre e usa aparentemente explosivos feitos à base de vibranium para parar invasores em veículos. A cena é incrível e ganha mais impacto com a trilha sonora (tão boa quanto a do teaser).

Erik Killmonger (Michael B. Jordan) volta a aparecer e revemos a cena do teaser onde ele e uma equipe resgatam Ulysses Klaue. Explosões, tiros e uma perseguição feita por T´Challa (igual a que aconteceu quando ele atacou o Soldado Invernal) a um automóvel é mostrada.

Outra passagem anteriormente mostrada é a do ataque do Pantera aos invasores na floresta. Foram incluídos alguns detalhes, porém o que impressiona é o tiro recebido na máscara que em nada o afeta. Essa cena dá passagem para uma espécie de “visão” onde o futuro rei de Wakanda se encontra com panteras em uma árvore. T´Challa está de branco e há uma aura sobrenatural em toda a composição da cena. Os olhos acesos dos felinos e as cores deixam tudo ainda mais fantástico. Essas panteras podem ser os espíritos dos antigos detentores do manto do Pantera Negra, incluindo o pai de T´Challa.

As palavras “herói”, “lenda” e “rei” surgem em destaque, enquanto flui o rap como música de fundo. O Pantera aparece com uma roupa negra com figuras geométricas multicoloridas, muito associadas às culturas africanas.

Ele caminha até seu trono (o mesmo do pôster divulgado recentemente). Pus em destaque para que percebam o apuro na caracterização dos personagens e dos cenários.

Agora vem o ápice visual do filme. T´Challa tem seu uniforme formado de forma a aparentar que são nano-robôs criando-o do nada. Suas roupas civis se desfazem conforme o uniforme ganha forma. Essa cena se passa em uma rua de um país oriental, talvez uma cidade coreana.

A parceria entre Klaue e Killmonger é destacada. Eles nutrem um ódio pelo Pantera que só é superado por sua ganância de poder. Killmonger aparece em uma sala com duas estátuas de panteras e fogo ao fundo. Há escarificações em sua pele que podem ter ocorrido durante algum rito tribal.

Perseguições em naves voadoras dão o tom e mostram que não haverá apenas combates corporais.

Chegamos a um momento decisivo do trailer no qual é mostrado o combate entre Killmonger e T´Challa. A surpresa fica por conta de uma armadura quase idêntica ao do Pantera. Tal como aconteceu com o Pantera Negra, essa armadura parece se formar no ar, dissolvendo também os trajes civis. O combate entre os dois está sendo contemplado pela guarda do Pantera e também pelo povo da fronteira. Tudo indica que essa é uma disputa por predomínio e poder. Ao vencedor, presumo, será concedido o trono de Wakanda. A frase de T´Challa dá um claro indício sobre isso: “o que acontecer agora vai determinar o que vai acontecer com o resto do mundo.”

O combate entre os dois Panteras vai para o que parece ser uma mina de vibranium. Eles lutam entre trens (de carga?) e despencam em um fosso gigante. Lá fora, naves de batalha são abatidas.

A imagem abaixo exibe Killmonger atacando Nakia (Lupita Nyong’o). Ao fundo é possível ver a irmão do Pantera em posição de ataque.

Acima os Homens do povo gorila invadem o território do Pantera e fazem refém o amigo de T´Challa, W’Kabi. Okoye grita “Wakanda para sempre”. Esse é um ponto ainda obscuro da trama, pois há cenas em que aparentemente as Dora Milaje parecem estar ao lado de Killmonger. Seria uma rebelião ou apenas o cumprimento restrito do dever daquelas que defendem o Monarca de Wakanda? Será que Killmonger, ainda que temporariamente, assume o trono?

Chegamos quase ao fim do trailer e é óbvio que não poderia faltar a cena em que o Garra Sônica usaria sua arma. O vilão teve o braça amputado substituído por uma prótese que se transforma em um emissor sônico capaz de destruir um automóvel. Andy Serkis ficou excelente no papel e trouxe um pouco da loucura de outros papéis interpretados para Klaw. A imagem da mão se abrindo e a arma projetada é para guardar na mente.

Fechamos com dois momentos fenomenais do Pantera. O primeiro é quando ele arranca a roda de um carro com as garras. O segundo mostra seu uniforme com uma espécie de “corrente”, uma energia azulada que pode ser proveniente do vibranium. Esta última cena com o uniforme ficou interessante por ter se formada em seu peito uma imagem parecida com um morcego (o que pode ser uma brincadeira com o uniforme do Batman).

Por fim, surgem o logotipo do filme onde as letras das palavras têm runas ou escritos que aparecem durante todo o trailer, palavras da língua natal de Wakanda.

E é isso, meus amigos. O trailer é impressionante visualmente, conta com uma trilha sonora intensa, vilões com grande potencial e um elenco maravilhoso. As vestimentas e uniformes são de um apuro pouco visto, fruto do trabalho de Ruth E. Carter. A direção de Ryan Coogler é uma das mais promissoras e eu aposto alto nesse filme. Fiquem com o trailer e não deixem de comentar se gostaram ou não da análise e, sobretudo, se concordam com o que foi observado.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Disney anuncia Nate Moore (produtor de Pantera Negra) na CCXP. - NoSet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo