O Caçador e a Rainha do Gelo – Crítica sem Spoilers! - NoSet
Cinema

O Caçador e a Rainha do Gelo – Crítica sem Spoilers!

O Caçador e a Rainha do Gelo, que teve sua estréia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (21), é uma continuação direta do sucesso “A Branca de Neve e o Caçador”, neste novo filme tivemos algumas mudanças no elenco, após demitir a atriz Kristen Stewart e o diretor Rupert Sanders que se envolveram em uma polêmica ao serem flagrados aos beijos enquanto filmavam o longa. Detalhe o diretor era casado e Kristen namorava Robert Pattinson. A substituição para Kristen foi um acerto trazendo a linda Jessica Chastain que luta ao lado de Chris Hemsworth , ambos são caçadores que receberam o mesmo treinamento na infância. Na direção temos o novato Cedric Nicolas-Troyan que participou do primeiro filme como Supervisor de efeitos visuais, lembrando que ele está cotado para ser diretor do remake Highlander (#Medo).

Infelizmente não temos como falar deste novo filme sem citar o primeiro, “A Branca de Neve e o Caçador” teve um orçamento de US$170 milhões e uma receita excelente de US$396 milhões mundialmente, com este resultado o estúdio Universal Pictures teve a “obrigação” de lançar uma sequencia que trás momentos antes, durante e depois do primeiro longa.

A historia não tem como ignorar o reinado da Branca de neve que serve como base ao roteiro com vários elementos, o filme começa com uma narração explicando para público que não teve a oportunidade de assistir o primeiro filme, mas que foi ao cinema ver Chris Hemsworth (Ok, o cara é bonito, mas pra mim ele é lembrado como Thor e ganhou meu respeito quando interpretou o piloto britânico James Hunt no excelente filme Rush – No Limite da Emoção, não pela bundinha dele que aparece no filme e sim pela ótima interpretação dele), voltando ao filme, com tudo que aconteceu os roteiristas teve trabalho para criar uma sequência e reiniciar a franquia escondendo um personagem tão forte como a Branca de Neve (Kristen Stewart) e manter seus elementos em um Caçador (Chris Hemsworth), pra isto a Universal trouxe duas pecas chaves para deixar o filme forte e esquecer atriz Kristen Stewart, Emily Blunt que traz um lado mais teatral e Jessica Chastain, de fato você não sente falta da… já esqueci atriz, o roteiro é simples e razo para um elenco tão forte.

Vou tentar explicar antes e depois do primeiro filme, Antes: A trama tem foco no amor e ódio, após sofrer uma experiência traumática Freya a rainha de gelo (Emily Blut) irmaã da Rainha Ravenna (Charlize Theron), passa por uma transformação que faz repensar seu estilo de vida e forma de pensar sobre amor, assim ela se torna a irmã má de Ravenna.

Com seu reinado ela começa “adotar” crianças indefesas e traumatizadas sob duas ordens: lealdade e abdiquem de qualquer forma de amor, duas destas crianças são Erik (Chris Hemsworth) e Sara (Jessica Chastain), que são treinadas junto com as demais crianças para virar caçadores.

Já adultos Erik e Sara se apaixonasse e decidem fugir do reinado de Freya, após descobrimento a rainha puni os dois e cada um segue suas vidas de forma diferente sem saber se um ou outro esta vivo.

O-CACADOR-E-A-RAINHA-DO-GELO01-770x494

Os acontecimentos do primeiro filme temos uma única cena que demonstra a Branca de Neve, e de repente o filme pula para 7 anos após o caçador ter ajudado a Branca de Neve, complicado né? Mas esta foi a melhor maneira de tentar salvar esta franquia da Universal.

Os roteiristas Evan Spiliotopoulos e Craig Mazin junto com diretor de fotografia Phedon Papamichael perderam a grande oportunidade de demonstrar uma coisa simples entre as duas irmãs, mas que faria uma diferença grande no filme e talvez não seria tão clichê da forma que nos foi apresentado.

Freya é a luz da esperança que devido um trauma ela decide ter o seu próprio reinado, já Ravenna teve seu desenvolvimento em seu primeiro filme onde há a solidão, inveja e escuridão. E se tivesse demonstrado que a luz da esperança foi ofuscada pela escuridão de Ravenna, seria algo que mudaria e muito no filme.

Por mais que Emily Blunt tenha uma atuação teatral com seus trejeitos, ela não consegue passar segurança em ser a vila Freya, talvez por falta de pulso do diretor mas principalmente pela fraca motivação, não pela perda que ela teve e sim em construir o seu exercício de caçadores e “adotar” as crianças, em determinado momento do filme ela mesma se pergunta. – Se eu não tenho oportunidade de ganhar as terras de Branca de Neve, por que construir este exército? Claro que tem uma explicação, mas você tem que deduzir e isto incomoda no roteiro.

Já Charlize Theron é ponto alto do filme, esta linda no figurino e tem uma atuação brilhante, por mais que as motivações de cada vilã seja diferente uma da outra, claro que percebemos a diferença pelo poder de cada uma, e não por méritos do diretor ou roteiro.

O-CACADOR-E-A-RAINHA-DO-GELO05-770x494

Jessica Chastain, que interpreta a caçadora cumpri timidamente o que foi oferecido, boa atuação mas fico me perguntando o porque ela aceitou a fazer este papel, claro que sabemos a resposta Money,money…

Já Thor Chris Hemsworth no piloto automático, mas mesmo assim consegue trazer algumas risadas e mulheres ao cinema.

Os anões dominam as cenas, mas não passam de alívios cômicos. É uma pena que O Caçador e a Rainha do Gelo não consiga centralizar essas questões e dar ao filme uma consistência melhor aos elementos soltos em cenas, claro que a ideia para Rainha de gelo vem diretamente da Elsa de Frozen, e não trás nada de inovador e sim muitos clichês.

O filme não é feito para as crianças, tem cenas fortes e abusivas por ser um filme considerável de fantasias, não indico assistir o filme em 3D, já que não tem necessidade alguma, um filme com elenco forte mas não podem fazem milagre.

E percebemos que foi feito pela obrigação pelo sucesso do primeiro filme, tem alguns bons efeitos especiais, boas cenas de lutas mas um filme fraco em vários sentidos. Se indico? Sim, indico para assistir em algum momento que você não tenha nada para assistir.

Acho que é isto, até a próxima fui…

2 Avaliações

2 Comments

  1. Angela Configurações

    4 de julho de 2016 em 03:36

    Nossa mas nao trremos a continuação da branca de neve? Seria melhr ter trocado a atriz. Tantos filmes já fizeram isso. Queria tanto ver o desenrolar do romance do caçador e da branca.

    • Jackson Souza

      Jackson Souza Configurações

      14 de julho de 2016 em 19:43

      Creio que não teremos este romance, porem acredito em um terceiro filme para fechar a trilogia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo