O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (2016): - NoSet
Cinema

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (2016):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais uma adaptação literária em Live Action para o cinema.

miss-3

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Livro 2012):

Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children é o romance de estreia do autor americano Ransom Riggs. O livro narra o conto de um menino que, depois de uma tragédia familiar terrível, segue pistas que o levam a um orfanato abandonado em uma ilha galesa. A história é contada através de uma combinação de narrativa e fotografias vernaculares dos arquivos pessoais de colecionadores listados pelo autor. O livro foi inicialmente concebido para ser um livro de imagens com fotografias que Riggs havia coletado, mas a conselho de um editor da Quirk Books, ele usou as fotografias como um guia para montar uma narrativa. Riggs era um colecionador de fotografias, mas precisava de mais para o seu romance. Ele conheceu Leonard Lightfoot, um colecionador conhecido no Rose Bowl Flea Market e foi apresentado a outros colecionadores. O resultado foi uma história sobre um menino que segue pistas de fotografias antigas de seu avô, que o conduz a uma aventura que o leva a um grande orfanato abandonado em uma ilha galesa. Os críticos em geral elogiaram o livro pelo uso criativo de fotografias vintage, assim como boa caracterização e cenário. A sequência, intitulada Hollow City ( Cidade dos Etéreos) que foi lançada em 14 de janeiro de 2014. A sequência também continua com um terceiro livro da série “O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares” intitulado como “Biblioteca das Almas” que foi lançado dia 19 de agosto de 2016 pela Editora intrínseca no Brasil!

Enredo: Jacob Portman, um menino de 16 anos , vai ao País de Gales para descobrir a verdade sobre o passado de seu avô depois dele ser assassinado pelo que Jacob acredita ser uma criatura de faz de conta. Quando ele chega, encontra a casa onde seu avô e as crianças peculiares moraram. É aí que ele conhece Emma, uma garota impressionantemente bonita que pode criar chamas de suas mão e também não pode ser queimada. Ela o leva para conhecer a senhorita Peregrine em uma fenda do tempo definida em 1943. Jacob gosta de sair com as outras crianças peculiares, como Millard, que é invisível, e Bronwyn , que tem uma força incrível. Jacob é advertido sobre algumas misteriosas histórias de assassinatos estranhos no pub onde ele está hospedado, e informa as crianças peculiares. Quando eles dizem Jacob é o único que pode ver os “hollows” ou “hollowghasts”, os monstros que mataram seu avô, Jacob sabe que ele é a única esperança que eles têm como proteção. Jacob e algumas das crianças peculiares encontram um hollow o qual Jacob mata. Ao retornar para a casa da Srta. Peregrine, eles descobrem que ela foi raptada. As crianças resgatam-na, mas ela está em forma de pássaro e não pode mudar de volta à forma humana. No final do livro, as crianças peculiares procuram outra fenda do tempo que eles possam ficar, porque a atual foi destruída.

miss-2

Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (Filme 2016):

Direção Tim Burton, produção Peter Chernin e Jenno Topping, produção executiva Katterli Frauenfelder, Derek Frey e Nigel Gostelow, roteiro Jane Goldman, baseado em Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children de Ransom Riggs, elenco Allison Janney, Asa Butterfield, Eva Green, Ella Purnell, Judi Dench, Terence Stamp e Samuel L. Jackson. Produção Chernin Entertainment e Tim Burton Productions.

Sinopse: Quando seu querido avô falece deixando pistas sobre um lugar mágico, Jacob viaja para uma ilha galesa e encontra um orfanato abandonado. Lá, o mistério e o perigo se aprofundam quando ele começa a conhecer o local e os seus moradores: crianças com poderes especiais conhecidas como peculiares e a Senhorita Peregrine, uma peculiar que comanda o orfanato e cuida dos jovens. Jacob também conhece os inimigos poderosos de seus novos amigos, e, em última análise, descobre que apenas a sua própria peculiaridade especial pode salvá-los.

miss-5

Crítica: Lento, confuso e com buracos no roteiro, Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children prova que Tim Burton é um diretor repetitivo nos seus erros, com ótima visão para fotografia e desafios visuais, mas como sempre é o roteiro que sofre nas mãos do diretor de clássicos filmes como Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1990), Sombras da Noite (2012) e Alice no Pais das Maravilhas (2010). Parece que as vezes Burton começa um trabalho empolgado, mas vai se desanimando ao passar da produção e entrega algo bem mediano Este é um dos seus poucos filmes em que sua ex mulher, Helena Bonham Carter e seu pupilo Johnny Depp, não atuam.

O filme bem que poderia se chamar “Quando Harry Potter encontra Neverland”, de tantas referências inglesas no filme e aos dois universos, sem querer polemizar ou dizer que o autor copiou ou se baseou, apenas que partes do filme me lembraram os dois universos paralelos da cultura inglesa em, Pan e Harry Potter, o que nada mais honroso, mas nada que salve o filme de seu ritmo enfadonho e seu roteiro desinteressante.

No elenco a ótima Eva Green (007) que tem uma atuação simples como a Senhorita Peregrine, Asa Butterfield (Enders Game) também não surpreende com sua atuação simplória e sem nenhuma conexão com o público de  Jacob Portman (talvez seja esta a explicação do porque Butterfield perdeu o papel de Homem Aranha para Tom Holland em Guerra Civil).

O mesmo não posso dizer do teatral e fantástico Samuel L. Jackson (Vingadores) que rouba o filme como Barron, com comentários quase que quebrando a terceira parede para plateia de um teatro ou o clássico ator Terence Stamp (Superman) como o ótimo Abraham Portman.

Em vários momentos quase cochilei no filme, devido ao lento desenvolvimento do filme. Com alto orçamento de U$ 110 milhões o filme se pagou e garantiu sua continuação com a receita de U$ 259.8 milhões.

miss-7

Curiosidades: Em 17 de maio de 2011, os direitos de Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children foram vendidos para a 20th Century Fox. Chernin Entertainment também assinou contrato para produzir o filme com os produtores Peter Chernin, Dylan Clark e Jenno Topping. Em 15 de novembro, o Deadline.com informou que Tim Burton estava em negociações para dirigir o filme e que também estaria envolvido com o estúdio na definição de um escritor para adaptar o livro. Em 2 de dezembro, Jane Goldman foi alegadamente contratada para adaptar a história como um roteiro para o filme, enquanto Burton ainda não estava confirmado. Em 28 de julho de 2014, Eva Green foi definida para interpretar a Senhorita Peregrine.

Em 24 de setembro, foi anunciado que Asa Butterfield era a escolha de Burton para o papel principal, embora ainda não tivesse recebido uma oferta oficial. Em 5 de novembro, foi anunciado que Ella Purnell estava em negociações finais para um papel no filme e que Asa Butterfield era o único favorito para o papel principal masculino e também estava em negociação. Em 6 de fevereiro de 2015, Samuel L. Jackson foi adicionado ao elenco para interpretar Barron, enquanto Asa Butterfield foi confirmado para o papel principal. Em 12 de março, Terence Stamp, Chris O’Dowd, Rupert Everett, Kim Dickens e Judi Dench foram anunciados como parte do elenco. Em 16 de abril de 2014, foi anunciado que as filmagens iriam começar no mês de agosto em Londres.

Em 17 de fevereiro de 2015, foi anunciado que algumas partes do filme seriam filmadas em Londres. Em 24 de fevereiro, a filmagem começou na Área da baía de Tampa, Flórida. As filmagens duraram duas semanas no Condado de Hillsborough e no Condado de Pinellas. É o segundo filme de Tim Burton que foi filmado na Área da baía de Tampa, sendo o primeiro Edward Scissorhands, em 1989. A produção do filme, mais tarde, mudou-se para Cornualha e Blackpool, no Reino Unido e na Bélgica. O filme foi anteriormente definido para ser lançado em 31 de julho de 2015. Mais tarde, em agosto de 2014, a data foi transferida para 4 de março de 2016, porque a produção foi definida para começar em fevereiro de 2015, tornando difícil dele ser finalizado até a data de lançamento original. Agora, a data oficial de estreia é 30 de setembro de 2016, nos Estados Unidos e no Brasil dia 29 de Setembro de 2016.

miss-6

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.1253/

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo