Inferno (filme de 2016):

Salve Nosetmaníacos. Noset assitiu ao filme e indica.

inferno-1

Inferno (2016):

Direção Ron Howard, produção Brian Grazer, Michael De Luca e Andrea Giannetti, roteiro David Koepp, baseado em Inferno, de Dan Brown, quarto livro sobre o personagem Robert Langdon. Elenco Tom Hanks, Felicity Jones, Omar Sy, Ben Foster, Irrfan Khan e Sidse Babett Knudsen. Produção Imagine Entertainment e Skylark Productions, distribuição Columbia Pictures.

Sinopse: Robert Langdon acorda num quarto de hospital em Florença, sem memória do que aconteceu nos últimos dias. Ele se acha novamente na mira de uma grande caçada. Mas com a ajuda da Dr. Sienna Brooks e do seu conhecimento em simbologia, Langdon ira tentar recuperar sua liberdade e memórias perdidas, enquanto resolve o enigma mais intrigante que ele já presenciou.

inferno-4

Crítica: Com orçamento de US$ 75 milhões e uma morna bilheteria que conseguiu apenas se pagar, Inferno é um bom filme de ação e suspense do diretor Ron Howard (Uma mente Brilhante) e do mega tudo Tom Hanks (Capitão Philips). Talvez não o melhor da trilogia, devido aos anos após seu filme anterior e a ação ininterrupta do filme, que em parte deixa até o público confuso com tantas viradas, mas ainda sim um bom filme. Howard optou desta vez por demonstrar o raciocínio lógico e a memória fotográfica de Langdon diferente dos filmes anteriores, com imagens sobrepostas e dando até vida as imagens, como um pintor e escultor quando faz sua obra, quase como se Langdon vivenciasse as cenas em sua memória fragilizada e apagada. Inferno foi o único livro do personagem principal que ainda não li e por isso não vou entrar em detalhes maiores da trama, mas achei as viradas do filme muito interessante, dando mais profundidade aos personagens e menos ao principal, simplesmente porque já conhecemos bastante da vida dele dos outros filmes. Do elenco de apoio Felicity Jones (A Teoria de Tudo) ficou um pouco apagada ao lado de Hanks, Omar Sy (Intocáveis) é um dos melhores atores desta nova geração e sou fã de suas interpretações, Ben Foster (Warcraft) convence em seu papel de vilão e o ator indiano  Irrfan Khan (Jurassic World e Aventuras de Pi) tem mais uma chance de mostrar seu talento em papéis diferentes.

inferno-5

Curiosidades: Em 16 de Julho a Sony estabeleceu que o diretor Ron Howard voltaria a dirigir a nova adaptação de Dan Brown com David Koepp escrevendo o roteiro. Imagine Entertainment foi escolhida para produzir o filme, enquanto Tom Hanks reprisaria seu papel de Robert Langdon. Em 26 de Agosto de 2014, a Sony finalizou o acordo com Howard e Hanks e decidiu que o filme começaria a produção em Abril de 2015 na Itália. Brian Grazer também foi escolhido para produzir o filme com Howard. No dia 2 de Dezembro, Felicity Jones estava negociando em participar do filme. Em 17 de Fevereiro de 2015, o estúdio revelou o elenco confirmado para o filme, incluindo Jones como Dr. Sienna Brooks, Omar Sy como Christoph Bruder, Irrfan Khan como Harry “The Provost” Sims e Sidse Babett Knudsen como Elizabeth Sinskey, chefe da OMS. Ben Foster foi escolhido para um papel de vilão em 10 de Março de 2015. As filmagens começaram em 27 de Abril de 2015 em Veneza, Itália, começando no final de Abril cenas com Tom Hanks foram filmadas perto do Palazzio Vecchio e em outros lugares históricos da cidade. Algumas acrobacias de segundo escalão foram filmadas perto da Ponte Vecchio, em Florença. Filmagens aéreas de atrações de Florença foram feitas no dia 11 de Maio de 2015. Em 5 de Junho de 2015, grande parte do filme fora planejado para ser filmado em Budapeste, Hungria.As filmagens acabaram no dia 21 de Julho de 2015. No local de filmagem, sua produção foi dada o codinome “Dor de Cabeça”, referindo-se a concussão sofrida por Langdon no começo da historia. Em Julho de 2013, a empresa Sony anunciou o filme para o dia 18 de Dezembro de 2015, para evitar conflitos com o lançamento de Star Wars: The Force Awakens o filme foi adiado para o dia 14 de Outubro de 2016. Apesar de ser o quarto livro de Brown sobre Langdon, o terceiro livro, O Símbolo Perdido, não foi adaptado para o cinema, conforme explicado abaixo.

inferno-6

O Símbolo Perdido – The Lost Symbol (2009):

Autor Dan Brown, gênero de romance policial, suspense, editora Doubleday, O Símbolo Perdido (The Lost Symbol) é o quinto livro de ficção do escritor norte-americano Dan Brown. O livro aborda a maçonaria nos Estados Unidos e seus vários símbolos ocultos, bem como os fundadores da nação americana envolvidos com a irmandade. O Símbolo Perdido foi lançado, em língua inglesa, no dia 15 de Setembro de 2009 com uma tiragem inicial de 5 milhões de exemplares. A edição brasileira seria lançada no dia 24 de novembro com uma tiragem inicial de 400 mil exemplares, mas a demanda foi tão grande que a Sextante, editora do livro no Brasil, antecipou a distribuição e dobrou o número de cópias para 800 mil No primeiro dia de vendas o livro vendeu 1 milhão de copias nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido. O autor, Dan Brown, esteve envolvido num processo de plágio juntamente com a sua editora americana. O processo foi movido por dois historiadores britânicos, Michael Baigent e Richard Leigh, que acusaram o escritor de ter copiado a estrutura central de um livro que eles publicaram em 1982, O Santo Graal e a Linhagem Sagrada. O livro foi entregue em mãos ao ator Tom Hanks que após a leitura devolveu-o a Brown com informações sobre uma possível adaptação para um roteiro cinematográfico. Devido ao processo e a dificuldade da adaptação para o cinema do livro, foi decidido que a continuidade de Anjos e Demônios seria baseado no livro posterior, Inferno, por isso os quase sete anos de espaço entre uma produção e outra..

Sinopse: Chamado por seu amigo Peter Solomon para dar uma palestra em Washington, Robert Langdon viaja até a capital americana, mas ao entrar no palco para iniciar a palestra descobre que tudo aquilo foi uma forma de atraí-lo até ali para iniciar uma busca por um antigo portal místico que tornaria possível a Apoteose. Robert vê-se então forçado a colaborar com Mal`akh, vilão que esquematiza todos os passos de Langdon para que este decifre e revele o segredo da Pirâmide Maçônica, para que assim Mal`akh tenha acesso ao poder prorrogado pela lenda dos Antigos Mistérios. No desenrolar da trama Robert recebe ajuda de Katherine Solomon, irmã de Peter que está sendo mantido refém pelo vilão da história. Katherine é uma pesquisadora de um novo ramo da ciência, a Noética. Juntos vão decifrando os segredos escondidos na Pirâmide e se aproximando cada vez mais do grande Símbolo Perdido, palavra que quando entendida daria ao homem um poder sobre-humano.

inferno-3

Att.

Marcelo The Moura.

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *