Documentário "Um filme de cinema", de Walter Carvalho, ganha trailer - NoSet
Cinema

Documentário “Um filme de cinema”, de Walter Carvalho, ganha trailer

Em “Um Filme de Cinema”, o diretor Walter Carvalho conversa com cineastas consagrados mundialmente — Hector Babenco, Julio Bressane, Andrzej Wajda, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke, Lucrécia Martel, entre outros. O longa acaba de ganhar trailer oficial e está disponível no final do post.  A estreia nos cinemas está marcada para 24 de agosto.

“O documentário é uma reflexão sobre a construção e a linguagem cinematográfica. Eu queria entender um pouco mais sobre cinema e sobre o que eu estava fazendo como cineasta”, explica Carvalho. “A princípio entrevistei os diretores com os quais estava trabalhando e depois parti para os que admiro e que tive oportunidade de encontrar.”, complementa.

Os encontros e as conversas aconteceram ao longo de 14 anos. Na tela, os diretores discorrem sobre a narrativas dos filmes, sobre planos longos, o ritmo, o som, o espaço e o tempo. Alguns chegam abordar questões questões teóricas e filosóficas que envolvem seu ofício tais como: o cineasta faz o filme, ou o filme faz o cineasta?

Além dos depoimentos de diretores, o documentário traz uma conversa do escritor Ariano Suassuna contando sua relação com o cinema na infância, e um encontro com o ator italiano Salvatore Cascio, revisitando locações do clássico Cinema Paradiso (1988).

Com fotografia de Lula Carvalho e Pablo Baião, foi o longa de abertura do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e foi exibido Hors Concours no 17º Festival do Rio, em 2015.

Ficha Técnica:
Documentário; Cor; DCP; 111′; Brasil – 2015
Direção e roteiro: WALTER CARVALHO
Empresa Produtora: REPÚBLICA PUREZA FILMES
Produção: MARCELLO LUDWIG MAIA
Fotografia: LULA CARVALHO, PABLO BAIÃO
Montagem: ISABEL CASTRO
Música: GUILHERME VAZ, MARCO ANTONIO GUIMARÃES
Distribuição: ArtHouse

Sinopse:
As ruínas do Cine Continental, abandonado em pleno sertão da Paraíba, servem como ponto de partida para um filme sobre o cinema, com depoimentos de Ariano Suassuna sobre as incríveis histórias de sua memória de menino nos cinemas das cidades do interior, e de realizadores como Hector Babenco, Julio Bressane, Andrew Wajda, Vilmos Zsigmond, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke, entre outros, respondendo a perguntas como: Por que você faz cinema e pra que serve o cinema?

Franz diz: esse é um documentário obrigatório para quem ama a Sétima Arte. Há muito mais do que simples opiniões lançadas na película. Em Um Filme de Cinema, o espectador irá ter o privilégio de compreender um pouco da sistemática e da inspiração por trás das lentes e mentes de grandes diretores do cinema mundial. Mais do que falar sobre o cinema, o documentário abre espaço para que os homens e mulheres responsáveis por tantas emoções possam expressar suas opiniões, questionamentos e ideias sobre essa arte tão complexa e encantadora.

Sobre o diretor
Walter Carvalho já recebeu mais de 70 prêmios nacionais e internacionais ao longo de 45 anos de carreira. Como diretor, além de Um filme de cinema, realizou Brincante (2014), Raul – O início, o fim e o meio (2012), Budapeste (2009), Moacir arte bruta (2005) e Lunário perpétuo (2003). Também codirigiu Cazuza – O tempo não para (2004), com Sandra Werneck, e Janela da Alma (2002), com João Jardim. Carvalho já tem outro documentário inédito, a ser lançado em breve: Manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície, sobre o poeta Armando Freitas Filho.

Como diretor de fotografia, já realizou mais de 70 longas, entre eles: Terra Estrangeira, Central do Brasil e Abril Despedaçado, de Walter Salles; Lavoura arcaica, de Luiz Fernando Carvalho; Carandiru, de Hector Babenco; O Céu de Suely e Madame Satã de Karim Aïnouz; A Erva do Rato, Educação Sentimental e Cleópatra, de Julio Bressane; Baixio das Bestas, Febre do Rato e Amarelo Manga, de Claudio Assis. Dos trabalhos mais recentes destacam-se: Redemoinho, de José Luiz Villamarim, e O filme da minha Vida, de Selton Mello, e O Beijo, de Murilo Benicio.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo