Premiado com três Césares, 'Belle Époque’, com Daniel Auteuil, integra a programação do Festival Varilux 2020 - NoSet
Curiosidades

Premiado com três Césares, ‘Belle Époque’, com Daniel Auteuil, integra a programação do Festival Varilux 2020

Com as atuações brilhantes de Daniel Auteuil e Fanny Ardant, a comédia dramática “Belle Époque”, de Nicolas Bedos, é um dos longas-metragens mais aguardados da edição 2020 do Festival Varilux de Cinema Francês que começa dia 19 de novembro nos cinemas. O filme, distribuído pela Diamond Films, convida para uma viagem no tempo, com uma história universal sobre amor e convivência, onde o público cria identificação automática com os sentimentos e anseios de seus personagens principais. Bedos, que também é ator e roteirista, conquistou o César 2020 por melhor roteiro original; Fanny Ardant de atriz coadjuvante e Stéphane Rpzembaum por direção de arte.

Victor (Daniel Auteuil) já foi um famoso cartunista nos anos 80. Hoje, aos 60 anos, ele odeia as modernidades da era digital e vive uma crise conjugal, onde a separação é inevitável. Marianne (Fanny Ardant), cansada das atitudes antiquadas do marido, dá um basta na relação, coloca-o para fora de casa e segue seu caso extraconjugal. Victor decide então aproveitar o presente de seu filho Maxime (Michaël Cohen): um voucher para reviver um período especial de sua vida.

Com isso, a vida  vira de ponta cabeça quando aceita o presente e conhece o empresário Antonie (Guillaume Canet) – responsável pela empresa que oferece a experiência única de recriar uma parte de sua história, a partir de encenações e artifícios teatrais, fazendo uma viagem no tempo até um período de sua escolha. Victor decide reviver a noite mais memorável de sua vida, que aconteceu 40 anos antes, quando conheceu a esposa, em um café na cidade de Lyon.

O Festival Varilux de Cinema Francês 2020: Um clássico e 17 longas-metragens inéditos e recentes (2019/2020) da cinematografia francesa integram a seleção do Festival Varilux 2020 que será realizado nos cinemas em todo país. Entre eles, um documentário e 17 longas de ficção com gêneros como comédia, drama e animação. Ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns exibidores terão a opção de programar o festival em datas diferentes – até o final de fevereiro de 2021. O importante, de acordo com a Bonfilm, produtora do evento, é que as produções cheguem ao público em todo Brasil e contribuam para a retomada dos cinemas do país.

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a rede as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes- Bonfilm, Bretz/MyMamma, California Filmes, Diamond Filmes, Vitrine Filmes e Zeta Filmes – e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Topo