Dia nacional do forró... NoSet - NoSet
Curiosidades

Dia nacional do forró… NoSet

Forró é uma festa originária da Região Nordeste do Brasil, bastante popular e comum, especialmente nas festas juninas. O nome da festa forró é usado para nomear distintos gêneros musicais como o xote, baião, arrasta-pé e o xaxado, por isso quem não conhece suas histórias, as músicas são executadas tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon (sanfona), zabumba e triângulo.

Forró também é um dos gêneros musicais da festa forró, o qual foi criado por Luiz Gonzaga em 1958. A dança do xote (dois pra lá e dois pra cá) passou a acompanhar as músicas desse novo gênero e a ser chamada de dança do forró.

Os gêneros musicais executados nos forrós, desde a década de 90 também são chamados agrupadamente de forró pé-de-serra.

O Dia Nacional do Forró é comemorado todo 13 de dezembro de cada ano, coincidindo assim com o aniversário de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião nasceu na mesma data, em 1912, na cidade de Exu, Pernambuco. Hoje, ele completaria 106 anos.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Caruaru e Campina Grande, que sediam as maiores festas juninas do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Teresina e Salvador, são tradicionais as festas e apresentações de bandas de forró em eventos privados que atraem especialmente os jovens.

Transformações

Gonzagão, o rei do baião, foi quem popularizou o gênero nos anos 1940 ao lado de Carmélia Alves.

As primeiras grandes mudanças começaram em 1975, quando músicos populares levaram o estilo para uma forma mais adaptada à época e à forma que já tocavam. Era o início do forró universitário, de apelo jovem e urbano, popularizado por Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.

Na década de 90 apareceram novos elementos no estilo, trazendo maiores transformação para o ritmo. Com incorporação de novos instrumentos, bailarinas, e elementos de outros ritmos, nasceu o forró eletrônico, também chamado forró estilizado ou “oxente music”.

jackson do pandeiro

 Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo

Dominguinhos

Falamansa

 

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo