Biografia cinematográfica de Tolkien será lançada em breve. O que nos aguarda? - NoSet
Cinema

Biografia cinematográfica de Tolkien será lançada em breve. O que nos aguarda?

John Ronald Reuel Tolkien ou como é mais conhecido J.R.R. Tolkien (Bloemfontein, 3 de janeiro de 1892 — Bournemouth, 2 de setembro de 1973) é um dos nomes mais importantes da literatura mundial, responsável por obras do porte de O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, O Hobbit, Contos Inacabados, entre outros. Tolkien é a mente por trás da trama que deu origem à trilogia do Anel, Lord of The Rings, adaptada com maestria por Peter Jackson nos cinemas. Jackson também trouxe para a Sétima Arte outro trabalho de Tolkien, O Hobbit.

O campo literário já nos brindou com várias obras sobre a vida do escritor. No Brasil, uma das mais famosas foi publicada pela Darkside Books – J.R.R. Tolkien: A Biografia, escrita por Michael White. Entretanto, o cinema ainda não havia trazido algo sobre a vida e obra de uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos.

Em maio, felizmente, a Fox Filmes do Brasil trará para nós uma biografia à altura do legado de Tolkien. Com um elenco impressionante e que conta com talentos como Nicholas Hoult (J.R.R. Tolkien), Lily Collins (Edith Bratt), Craig Roberts (Sam), Anthony Boyle (G. B. Smith), Patrick Gibson (R. Q. Gibson), Tom Glynn-Carney (Christopher Wiseman), Pam Ferris (Mrs. Faulkner),  Mimi Keene (a jovem Edith), Harry Gilby (o jovem Tolkien), entre outros. A direção foi confiada a Dome Karukoski (Wonderland, Placebo, Miami, O Ranzinza, O Lar das Borboletas Escuras) que aparentemente buscou algumas inspirações visuais nos filmes de Peter Jackson.

Vejam um pouco do que teremos através do belo trailer lançado recentemente…

Apesar dessa excelente notícia da chegada do filme sobre a vida e obra de Tolkien, acredito que a Fox Film tenha demorado demais para anunciar e divulgar o longa-metragem. O perfil do Instagram Tolkien Brasil especializado em notícias sobre as obras do autor e notícias ligadas a ele divulgou isso com antecedência de meses. Claro que o importante é termos esse presente nas telas.

                                                                                              Assinaturas de R.Q. Gilson e G.B. Smith, ambas seguidas da sigla T.C.B.S.

O longa contará a história por trás da formação do TCBS (Tea Club and Barrovian Society – Clube do Chá e Sociedade Barroviana), grupo de amigos que contava com o próprio Tolkien, Geoffrey Bache Smith, Robert Quilter Gilson e Christopher Luke Wiseman (os quatro se reuniram uma última vez antes de irem para a Primeira Guerra no chamado Conselho de Londres ou Lichfield). Essa “sociedade” serviu de inspiração para outra muito famosa usada por Tolkien no Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel. Os membros do TCBS também se intitulavam “os quatro imortais”.

No filme também será mostrada a aproximação de Tolkien com a mulher mais importante de sua vida Edith Bratt que viria a se tornar Edith Tolkien, a inspiração para uma das mais importantes personagens femininas de suas histórias, a belíssima Lúthien, de O Silmarillion. Outra personagem feminina forte na vida do escritor foi a senhora Faulkner, responsável pela criação de Tolkien e seu irmão. Foi na residência de Mrs. Faulkner que ele conheceu a encantadora Edith.

A trama mostrará o drama da guerra, a retomada da vida do escritor e, provavelmente, o desenrolar de sua vida como autor, marido e pai.

 

Topo