Bancando o Águia (Sherlock Jr) – 1924


Até pouco tempo atrás conhecia Keaton apenas de nome, quando decidi escrever sobre filmes que de alguma forma foram importantes para o cinema, reencontre Keaton e foi algo muito prazeroso descobrir e conhecer o trabalho dele. Por mais que se fale sobre a importância e influência (inegável) de Chaplin para o cinema, as contribuições de Keaton são tão importantes ou até maiores.

O estilo de cinema feito por Buster Keaton, que atuava e dirigia (da mesma forma que Chaplin), me apanhou de imediato. Seu humor era diferente, seus personagens, sempre sérios, não faziam a platéia rir de sua própria desgraça mas de situações que ele criava.

Um projecionista( Keaton) está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. Quando ele a pede em casamento, seu rival rouba a corrente do relógio do pai da menina e o incrimina. O desapontado projecionista volta ao seu trabalho e, enquanto projeta o filme, acaba por dormir. Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr., o segundo maior do mundo, e que está investigando o roubo.

Com seu ritmo empolgante, Bancando o Águia (Sherlock jr), é um dos trabalhos no auge de Keaton, um grande exemplo de cenas de perseguição extremamente cômicas e de humor físico exagerado. É uma das grandes obras não só do diretor/ator, mas da década em que foi lançado. A cena em que Keaton interage com a tela do cinema é  uma daquelas em ficamos espantados com as técnicas que parecem absurdas para o cinema ainda primitivo da época.

 

https://www.youtube.com/watch?v=V2_AoOIlL5w&t=325s

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