A História do Batman no Cinema e na TV (1943 – 2018) - NoSet
Cinema

A História do Batman no Cinema e na TV (1943 – 2018)

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje vamos homenagear os atores que interpretaram o mais ícone personagem da DC Comics na TV e nos Cinemas. Hoje é dia do Cavaleiro das Trevas no Noset.

Que tal começarmos a matéria falando um pouco dos diretores que trabalharam com Batman e que fizeram deste o sucesso dos cinemas. Primeiro tivemos o visionário Tim Burton, que deu início a nova fase cinematográfica com seu gótico Batman (1989) e Batman Returns (1992). Logo após veio a fase colorida e retrô com o diretor Joel Schumacher, que dirigiu Batman Forever (1995) e Batman & Robin (1997) e terminou a primeira fase do Morcego nos cinemas, mais conhecida como a Era Burton e não Schumacher, graças a Deus. Alguns anos após tivemos Christopher Nolan, que dirigiu a segunda fase do Morcegão com a trilogia Batman Begins (2005), The Dark Knight (2008) e The Dark Knight Rises (2012). Uma terceira fase se iniciou com o polêmico diretor Zack Snyder em Batman v Superman: Dawn of Justice (2016) e Liga da Justiça (2017), que divididiu opiniões entre críticos, produtores e fãs. Existe uma aparição do herói no filme Esquadrão Suicida (2016) dirigido por David Ayer, mas este é a versão Znyder, que não acrescentou nada ao personagem.

Séries de TV: Lewis Wilson – O Batman (1943)

Nascido em 28 de janeiro de 1920 e falecido em 9 de agosto de 2000, Lewis Wilson foi um ator americano que atuou em cerca de 13 filmes, entre seriados, série de televisão e longa-metragens. Tornou-se mais conhecido, porém, por ter interpretado nas telas o Cavaleiro das Trevas, no primeiro seriado para tv com piloto feito para o cinema, que marcou a primeira aparição do Batman em Live Action em 1943.

Robert Lowery – e Batman & Robin |(1943)

Robert Lowery, nascido em 17 de outubro de 1913 e falecido em 26 de dezembro de 1971, foi um ator de cinema, televisão e teatro americano que atuou em mais de 180 filmes, entre seriados, séries de televisão e longa-metragens. Tornou-se mais conhecido, porém, por ter interpretado Batman no segundo seriado para o cinema feito sobre o personagem, Batman & Robin, em 1949. Lowery foi escolhido pelo seu talento, substituindo o novato Wilson, dando mais força a série.

Adam West (Batman, O Homem Morcego – Série 1966 e Cinema 1966)

Adam West, nascido como William West Anderson (Walla Walla, 19 de setembro de 1928 – Los Angeles, 9 de junho de 2017), foi um ator e dublador norte-americano. Estreou na carreira artística em 1957, no filme Voodoo Island, mas não teve seu nome creditado. Participou de inúmeros seriados de televisão, mas ficou conhecido pelo papel de Batman no seriado de mesmo nome, que foi ao ar de 1966 a 1968, em que dividiu a cena com o Robin de Burt Ward. West também apareceu no filme de ficção científica Robinson Crusoe on Mars (1964) e dublou as séries animadas The Fairly OddParents, The Simpsons e Family Guy, interpretando versões fictícias de si mesmo nos três. Uma das suas melhores aparições foi na série The Big Bang Theory, como ele mesmo.

David Mazouz (Gotham -2014)

David Albert Mazouz nascido em 19 de fevereiro de 2001. é um jovem ator norte-americano que teve vários pequenos papéis antes de se juntar à série de TV da Fox. O ator teve seu talento reconhecido na série Touch (2012–13), pelo qual foi indicado ao Young Artist Award . Desde 2014, Mazouz passou a interpretar um jovem Bruce Wayne em Fox’s Gotham , baseado no alter ego da DC Comics do super-herói Batman. A série se assemelha em muito a antiga Smallville da The CW, onde se conta a vida do jovem Clark Kent antes de se tornar o Superman.

Cinema: Michael Keaton (1989-1992)

Michael John Douglas (Coraopolis, 5 de setembro de 1951), com o nome artístico de Michael Keaton, é um ator americano conhecido por seus papéis cômicos, bem como o seu desempenho no clássico filme Beetlejuice (1988) de Tim Burton. Keaton também é famoso por retratar o histórico dramático de Bruce Wayne em Batman (1989) e Batman Returns (1992) também de Tim Burton. Apareceu em outros filmes como Birdman e Homem Aranha, além de animações como Cars (2006) e Toy Story 3 (2010) da Pixar, onde trabalhou como dublador. Keaton em entrevista recente declarou todo seu amor pelo personagem e o orgulho de ter feito dois filmes para DC Comics.

Val Kilmer (1995)

Val Edward Kilmer (Los Angeles, 31 de dezembro de 1959) é um ator americano, originalmente ator de teatro, que se tornou popular em meados da década de 90, após estrelar vários filmes de comédia, começando com Top Secret! (1984) e Real Genius (1985). Também estrelou filmes de ação, incluindo um papel secundário em Top Gun (1986) com Tom Cruise e um papel maior na aventura Willow (1988). Durante a década de 90, Kilmer ganhou o respeito crítico depois de estrelar vários filmes que também foram bem sucedidos comercialmente, incluindo seu papel como Jim Morrison em The Doors (1991), Doc Holliday em Tombstone (1993), Batman em Batman Forever (1995), Chris Shiherlis em Heat (1995), Cel. John Henry Patterson em The Ghost and the Darkness (1996), Simon Templar em The Saint (1997) e Moisés em The Prince of Egypt (1998). Durante o início da década de 2000, Kilmer estrelou vários papéis que também foram bem recebidos, incluindo The Salton Sea, Spartan, Kiss Kiss Bang Bang, e dublou a voz de KITT em Knight Rider. Infelizmente Kilmer e Schumacher se desentenderam no set de cinema, o que o afastou de qualquer continuação do Cavaleiro das Trevas.

George Clooney (1997)

George Clooney é filho do apresentador de televisão norte-americano Nick Clooney e de Nina Clooney Rudolf. George acompanhava o pai nos estúdios desde os cinco anos de idade. Para evitar a competição com o pai, George Clooney abandonou seu emprego de jornalista televisivo e começou a trabalhar como ator quando seu primo, Miguel Ferrer, conseguiu-lhe um pequeno papel num filme. A seguir começou a atuar na playboy, chegando ao auge do sucesso com o seriado ER interpretando o Dr. Doug Ross, o qual abandonaria em 1999 para começar uma carreira mais efetiva no cinema. Participou do episódio de despedida de sua colega Julianna Margulies em 2000. Em 2009, George retornou à série em sua última temporada para mais uma participação especial. Entre seus filmes mais conhecidos estão: Três reis, Onze homens e um segredo, O amor custa caro, Solaris, Batman & Robin e Syriana, pelo qual ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de melhor ator coadjuvante. Além de atuar em frente às câmeras, dedica-se, esporadicamente, ao trabalho de diretor, como nos filmes Confissões de uma mente perigosa e em Boa noite e boa sorte, pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar de melhor diretor em 2006. Clooney já deu várias entrevistas falando mal do filme, roteiro e do diretor, colocando toda culpa do resultado final ne mesmo. É Schumacher, parece que você tem vários desafetos no cinema.

Christian Bale (2005-2012)

Christian Charles Philip Bale, nascido em Haverfordwest, 30 de janeiro de 1974), é um ator britânico que venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e o SAG Award de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação como Dicky Eklund na cinebiografia The Fighter. Bale começou a chamar a atenção após sua atuação no filme Empire of the Sun de Steven Spielberg, quando tinha apenas treze anos, e ganhou mais algum destaque por seu personagem em Psicopata Americano. Porém, Bale ganhou reconhecimento internacional após viver Bruce Wayne na trilogia de Nolan, Batman Begins, The Dark Knight e The Dark Knight Rises, Até hoje muitos fãs dizem que este foi o Batman definitivo.

Ben Affleck (2016)

Benjamin Géza Affleck Boldt ,mais conhecido como Ben Affleck, nascido em Berkeley, 15 de agosto de 1972, é um ator, diretor, roteirista e produtor norte-americano. Começou sua carreira como ator mirim, protagonista na série educativa The Voyage of the Mimi (1984) e The Second Voyage of the Mimi (1988) da PBS. Mais tarde apareceu em Dazed and Confused (1993) e os filmes de Kevin Smith Mallrats (1995), Chasing Amy (1997), e Dogma (1999). Affleck ganhou fama e reconhecimento como escritor, quando ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Roteiro Original por Good Will Hunting (1997), que co-escreveu e estrelou ao lado de seu amigo de infância Matt Damon. Alcançou reconhecimento internacional por aparecer em filmes como Armageddon (1998), Shakespeare in Love (1998), Pearl Harbor (2001), Changing Lanes (2002), The Sum of All Fears (2002), Daredevil (2003), Hollywoodland (2006) e State of Play (2009). Estrelou Gone Girl (2014) de David Fincher e em agosto de 2013 foi escolhido pela Warner Bros. para interpretar Bruce Wayne (Batman) no Universo Estendido DC, fazendo sua estreia em Batman v Superman: Dawn of Justice (2016). Affleck já dirigiu três filmes e ganhou reconhecimento por sua estreia como diretor em Gone Baby Gone (2007), vencendo o National Board of Review Award de Melhor Diretor Estreante. Ele então, dirigiu e estrelou The Town (2010). Seu terceiro filme foi Argo (2012), pelo qual ganhou o Globo de Ouro, BAFTA e o Directors Guild Award de Melhor Diretor, e o Globo de Ouro, BAFTA, o Producers Guild Award e o Oscar de Melhor Filme. Infelizmente, após 3 filmes como o Cavaleiro das Trevas e muitas polêmicas pelo filme The Batman, Afleck anunciou sua aposentadoria na capa do personagem.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo