"Arábia": exibição do filme no IMS Paulista e Rio terá presença dos diretores - NoSet
Cinema

“Arábia”: exibição do filme no IMS Paulista e Rio terá presença dos diretores

O Instituto Moreira Salles receberá os diretores Affonso Uchôa e João Dumans para comentar seu filme recém lançado nos cinemas: “ARÁBIA”. O longa, que trata da vida comum de um trabalhador, revela uma realidade obscura do desenvolvimento social e econômico no Brasil dos últimos dez anos. O evento acontecerá no dia 24 de abril, às 20h, no IMS Paulista e no dia 26 de abril, às 19h30, no IMS Rio.

A história de Arábia é narrada através da trajetória de Cristiano (Aristides de Sousa), um operário de uma velha fábrica de alumínio, que sofre um acidente no trabalho e desperta a curiosidade de André (Murilo Caliari), um jovem morador do bairro vizinho.

O IMS também exibirá “A Vizinhança do Tigre”, primeiro filme de Affonso Uchôa, nos dias 24/04, às 18h e 28/04, às 20h, na capital paulista e nos dias 26/4, às 17h30, e 28/4, às 16h na sede carioca. O grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes de 2014 fala sobre a realidade de jovens moradores da periferia.

O filme foi ganhador de cinco prêmios na última edição do Festival de Brasília, entre eles, Melhor Filme e Melhor Ator. O longa circulou por mais de 50 festivais no mundo, entre eles, o de Roterdã, New Films/ New Directors (Nova York), BFI London Film Festival e o Viennale, conquistando mais de dez prêmios. Com distribuição da Embaúba Filmes e da Pique Bandeira, “ARÁBIA” é uma produção das mineiras Katásia Filmes e Vasto Mundo.

AFFONSO UCHÔA é diretor e roteirista. Vive em Contagem, Brasil. Dirigiu o longa-metragem “A Vizinhança do Tigre” (2014), considerado por diversos críticos um dos filmes brasileiros mais importantes em seu ano de lançamento. O filme estreou na Mostra de Tiradentes (2014) ganhando o prêmio de melhor longa-metragem, e teve sua estreia internacional no Festival de Hamburgo (Alemanha), em 2015.

JOÃO DUMANS é diretor e roteirista. Foi diretor assistente, roteirista e montador do longa-metragem “A Vizinhança do Tigre”, exibido no Festival de Hamburgo (2015), roteirista do longa-metragem “A cidade onde envelheço”, vencedor do Festival de Brasília de 2016, e assistente de direção e produtor executivo de “Os Residentes”, exibido no Festival de Brasília (2010) e em outros festivais internacionais como Viennale (Áustria), New Horizons (Polônia) e Indielisboa (Portugal). Como diretor, realizou o média-metragem documental “Todo mundo tem sua cachaça” (2014).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

NoSet é um lugar para se divertir e descobrir curiosidades sobre cinema, séries, HQ’s, games, músicas, livros e muito mais. Além de notícias você também pode ouvir nossas opiniões pelo podcast, sempre de um jeito inteligente e descontraído. Sejam bem-vindos e sintam-se na poltrona do seu cinema favorito.

Assinar NoSet por Email

Digite seu endereço de email para receber notificações de novas publicações por email.

Junte-se a 116.109 outros assinantes

Facebook

Copyright © 2016

Topo