30 Dias de Noite: Das HQs para uma Franquia nos Cinemas (2007 a 2010):

Salve Nosetmaníacos, eu sou o Marcelo Moura e hoje falamos de mais uma adaptação das HQs para o Cinema em uma franquia de Vampiros.

32

30 Dias de Noite (2007):

30 Days of Night (30 Dias de Noite) é um filme de terror produzido em 2007 baseado na HQ de mesmo nome. O filme é dirigido por David Slade e conta com a participação de estrelas como Josh Hartnett e Melissa George. A história centra-se em uma cidade do Alasca assolada por vampiros, uma vez que entra em um trigésimo dia de noite polar. 30 Days of Night foi originalmente lançado como uma HQ e então, como um filme, mas foi rejeitado. Anos mais tarde, Steve Niles mostrou a ideia para IDW Publishing e ela decolou. O filme foi produzido com um orçamento de US$30 milhões e arrecadou US$75 milhões em bilheteria durante suas 6 semanas nos cinemas a partir de 19 de outubro de 2007. A sequência, 30 Days of Night: Dark Days, foi lançado em 5 de outubro de 2010 diretamente em vídeo. A minissérie prequela, 30 Days of Night: Blood Trails, foi lançado em FEARnet.com e FEARnet On Demand em 2007.

39

Sinopse: 30 Days of Night (30 Dias de Noite ou 30 Dias de Escuridão) é um filme de terror produzido baseado na HQ de sucesso do mesmo nome. Em Barrow, uma cidade completamente afastada de tudo no, Alasca, durante os 30 dias do inverno local, onde a cidade fica na mais completa escuridão e isolamento de todo o mundo, vampiros aproveitam para fazer de seus habitantes um prato cheio para se alimentar. Um pequeno grupo precisa sobreviver estes 30 dias sem comida, luz, água  e dos vampiros.

 

30

Crítica: Fraquíssima adaptação dos quadrinhos para o cinema, 30 Dias deixa muito a desejar, principalmente por causa do roteiro cheio de buracos, pulando no tempo para adiantar a história e pior ainda, com os personagens fazendo diálogos forçados para explicar os dias que foram pulados. Slade não consegue, de maneira segura, adaptar o roteiro das HQ´s para o cinema, principalmente pelas dificuldades de se transmitir a ideia, o que não em pareceu problema na bem sucedida série para televisão The Walking Dead, também baseada em HQ´s, aqui parece um fardo e fica muito a desejar. Não há um medo latente, claustrofobia por se esconder e até necessidades básicas são de fácil solução. Os vampiros que tem a faca e o queijo na mão me parecem bem acanhados com a situação, já que não precisam descansar e os humanos sim. Fica uma guerra de paciência, acabando na verdade com a paciência de quem assiste. Apesar de tudo, a ideia é muito boa para um filme de terror, uma cidade com 30 dias de noite e sem nenhum contato com a humanidade por ser no meio de um deserto de gelo e cercada de vampiros faz o filme ser pelo menos interessante de se ver, pois já vi coisa bem pior.

Layout 1
30 Dias de Noite 2 – Dias Sombrios (2010):
De Ben Ketai, com Ben Cotton, Diora Baird, Harold Perrineau e Katie Keating.

Sinopse: Continuação direta sem pé nem cabeça de seu antecessor, 30 Dias de Noite. Agora o perigo não está mais em um vilarejo no meio do Alaska, mas em uma grande cidade obnde gangues de vampiros dominam a noite.

Crítica: Você já viu alguma continuação de filme de terror manter o mesmo padrão do filme anterior, principalmente se mudar o diretor e o elenco? Raridades a parte, aqui segue a regra. 30 Dias de Noite 2 – Dias Sombrios é uma piada de mau gosto com o primeiro filme, que já não é lá perfeito. O pretenso nome do filme é apenas para abocanhar os fãs da HQ e por causa da personagem principal, que sendo a única que escapa com vida da cidade de Barrow, aqui tenta trazer de volta a vida seu namorado, morto pelos vampiros há um ano atrás.Não há 30 dias de noite e sim uma caça a noite pelos vampiros chefes. Filme sem o menor sentido, com atuações precárias e com um final pior ainda, que completa com chave de ouro esta sonífera continuação. Sem muitos comentários, não perca tempo com esta continuação que não vale a pena.

38

 

Gostou da matéria, é só seguir o meu instagram para acompanhar lançamentos e opinar: https://www.instagram.com/marcelo.moura.thor/

Mais do NoSet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *